Atitudes e comportamentos dos alunos de uma instituição de ensino superior face ao empreendedorismo
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Este trabalho tem por objetivo compreender as
perceções e atitudes dos estudantes portugueses de uma instituição
pública de ensino superior sobre a criação de novos negócios. Para
o efeito, foi desenvolvido um estudo observacional, quantitativo,
transversal e descritivo, baseado numa amostra acidental de 336
alunos. Os dados foram recolhidos em finais de 2014 e início de
2015 e, posteriormente, analisados com recurso ao software SPSS.
Para os alunos inquiridos, a probabilidade de ser capaz de criar
um negócio bem-sucedido é, em média, 47% e a idade certa para
o fazer é, em média, de 28 anos. Cerca de 49% dos inquiridos estão
interessados em criar um novo negócio a partir de uma ideia pois
permite-lhes a independência pessoal. Finalmente, a maioria dos
respondentes considera que a criação de empresas seria
encorajada se a instituição de ensino disponibilizasse ideias aos
estudantes dispostos a criar novos negócios. Os alunos
reconheceram a prevalência de empresários do sexo masculino na
arena empresarial portuguesa. Apesar de serem muito otimistas
em relação à taxa de sobrevivência de start-ups, os alunos mostram
ser pouco pró-ativos.