Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal uri icon

abstract

  • Ao Ins􀆟 tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Brasil, pela bolsa concedida para este autor estar em Mobilidade Acadêmica Internacional em Portugal, ação esta que culminou no presente ar􀆟 go, bem como à Escola Superior de Educação do Ins􀆟 tuto Politécnico de Bragança pela acolhida acadêmica. Este trabalho foi apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto: UIDB/05777/2020.
  • O presente artigo trata de um estudo comparativo entre os conteúdos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º), presentes na Base Nacional Comum Curricular do Brasil e dos conteúdos das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português, presentes nas Aprendizagens Essenciais da Direção Geral da Educação Portuguesa. Tal investigação enquadra-se no âmbito de uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo dos documentos legais dos Ministérios da Educação correspondentes de cada país e faz parte de um Estágio Extracurricular executado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os resultados foram expostos de modo a entender as semelhanças e disparidades dos conteúdos abordados nos currículos de ambos os países. Com o presente trabalho verificou-se que os conteúdos abordados entre Brasil e Portugal em Ciências da Natureza, não são equivalentes nos 7º, 8º e 9º anos, levando a concluir que a área de Ciências possui múltiplas formas de ser ensinada. Percebeu-se ainda que a integração das tecnologias digitais no currículo, uma realidade no contexto português, brevemente fará parte do currículo brasileiro.

publication date

  • March 2023