Ao Ins tuto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS),
Brasil, pela bolsa concedida para este
autor estar em Mobilidade Acadêmica Internacional
em Portugal, ação esta que culminou
no presente ar go, bem como à Escola Superior
de Educação do Ins tuto Politécnico de
Bragança pela acolhida acadêmica. Este trabalho
foi apoiado pela FCT – Fundação para a
Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto:
UIDB/05777/2020.
O presente artigo trata de um estudo comparativo entre os conteúdos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º), presentes na Base Nacional Comum Curricular do Brasil e dos conteúdos das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português, presentes nas Aprendizagens Essenciais da Direção Geral da Educação Portuguesa. Tal investigação enquadra-se no âmbito de uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo dos documentos legais dos Ministérios da Educação correspondentes de cada país e faz parte de um Estágio Extracurricular executado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os resultados foram expostos de modo a entender as semelhanças e disparidades dos conteúdos abordados nos currículos de ambos os países. Com o presente trabalho verificou-se que os conteúdos abordados entre Brasil e Portugal em Ciências da Natureza, não são equivalentes nos 7º, 8º e 9º anos, levando a concluir que a área de Ciências possui múltiplas formas de ser ensinada. Percebeu-se ainda que a integração das tecnologias digitais no currículo, uma realidade no contexto português, brevemente fará parte do currículo brasileiro.