A problem-based learning experience with undergraduate marketing students uri icon

abstract

  • O presente artigo descreve a implementação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no âmbito da unidade curricular de Publicidade e Relações Públicas, do 2.º ano da licenciatura em Marketing. A ABP é considerada uma abordagem global que tem sido reconhecida pelos académicos. Os resultados mostraram que a metodologia ABP tem resultados similares entre diferentes grupos. Todos os grupos de alunos estavam fortemente motivados, à exceção de um grupo que não demonstrou essas evidências por não ter a assiduidade suficiente para aproveitar o acompanhamento do professor. Em geral, todos os alunos puderam melhorar a colaboração entre os seus pares, bem como capacidades de comunicação. Demonstraram também evidências de uma postura ativa e de um trabalho autónomo. A inovação e a criatividade foram evidentes nos resultados finais. Em conclusão, a abordagem ABP pode influenciar os alunos de uma forma positiva
  • This paper describes the implementation of the problem-based learning (PBL) method in the Advertising and Public Relations course of the 2nd year of the Marketing degree. PBL is considered a global approach that has been recognized by academics. The results showed that the PBL methodology has similar results among different groups. All groups of students were strongly motivated, except for only one group that did not show this evidence because they did not have enough attendance to take advantage of having teacher mentoring. In general, all students were able to improve collaboration among their peers, as well as communication skills. They also showed evidence of active and autonomous work. Innovation and creativity were evident in the results. In conclusion, the PBL approach can influence students in a positive way

publication date

  • January 1, 2022