Perceções dos alunos sobre literacia digital na licenciatura em educação básica
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A literacia digital é hoje reconhecida como uma habilidade que abrange todas as áreas da sociedade
e permite a aquisição de outras competências essenciais, designadamente as competências para a
aprendizagem ao longo da vida e as competências para o século XXI. A educação e a formação têm
um importante papel a desempenhar na promoção e no desenvolvimento da competência digital, quer
dos professores quer dos alunos, através da integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino
e aprendizagem. Neste artigo apresentamos uma investigação sobre as perceções dos/as alunos/as do
1.º, 2.º e 3.º anos do curso de Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação de
Bragança, inscritos no ano letivo 2016/2017, acerca da temática literacia digital. A metodologia de
investigação utilizada foi o inquérito por questionário, visando, por um lado, conhecer as perceções
dos/as alunos/as acerca da literacia digital promovida no curso e, por outro, atendendo à sua visão,
contribuir para a reflexão sobre inovação pedagógica, tecnologias e o futuro da educação. Depois das
análises descritiva e estatística e de conteúdo dos dados recolhidos identificamos o nível de competência
digital dos/as alunos/as e conhecemos as suas perceções acerca da literacia digital promovida no curso
e como pode ser explorada nos próximos anos no âmbito do curso. Por fim, compreendemos como a
promoção da literacia digital e o desenvolvimento da competência digital durante o curso influencia a
utilização de tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem destes futuros professores.
A literacia digital é hoje reconhecida como uma habilidade que abrange todas as áreas da sociedade e permite a aquisição de outras competências essenciais, designadamente as competências para a aprendizagem ao longo da vida e as competências para o século XXI. A educação e a formação têm um importante papel a desempenhar na promoção e no desenvolvimento da competência digital, quer dos professores quer dos alunos, através da integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem. Neste artigo apresentamos uma investigação sobre as perceções dos/as alunos/as do 1.º, 2.º e 3.º anos do curso de Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação de Bragança, inscritos no ano letivo 2016/2017, acerca da temática literacia digital. A metodologia de investigação utilizada foi o inquérito por questionário, visando, por um lado, conhecer as perceções dos/as alunos/as acerca da literacia digital promovida no curso e, por outro, atendendo à sua visão, contribuir para a reflexão sobre inovação pedagógica, tecnologias e o futuro da educação. Depois das análises descritiva e estatística e de conteúdo dos dados recolhidos identificamos o nível de competência digital dos/as alunos/as e conhecemos as suas perceções acerca da literacia digital promovida no curso e como pode ser explorada nos próximos anos no âmbito do curso. Por fim, compreendemos como a promoção da literacia digital e o desenvolvimento da competência digital durante o curso influencia a utilização de tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem destes futuros professores.