Produção e mercados dos queijos regionais de qualidade
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resumo
A presente comunicação visa contribuir para o incremento da competitividade da fileira
dos queijos regionais de qualidade, em particular, de pequenos ruminantes. Para tal,
tendo por base informação publicada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e
Administração Geral – GPP, é realizada uma análise temporal (2003-2012) de
indicadores de produção e comercialização de queijos com Nome Protegido obtidos a
partir da cabra e da ovelha, incluindo a sua comparação com produtos similares.
Em 2012 existiam 17 queijos qualificados em Portugal, embora 6 deles sem produção.
O peso médio do queijo de ovelha certificado no total nacional foi 3,6%, tendo
aumentado ao longo do período analisado, pese embora a diminuição global de 23% do
volume de produção, reforçada por uma descida ligeira no preço médio. O diferencial
de preços entre o produto certificado e sem certificação é, em média, de 23%
(2,60€/kg), sendo o Queijo de Azeitão aquele que apresenta a maior valorização do
produto certificado (80%). O Queijo Terrincho apresenta o pior desempenho, com um
diferencial médio de apenas 11%. As médias e grandes superfícies foram o canal mais
utilizado para escoar os queijos de ovelha, sendo estes predominantemente
comercializados pelos produtores para o mercado nacional.
O Queijo de Cabra Transmontano é o único queijo certificado confecionado
exclusivamente com leite de cabra. A sua produção sofreu uma perda global de volume
de 5,6%, mitigada por um acréscimo médio anual de 2,4% no preço. Contudo, a análise
comparativa dos preços mostra que a opção pela qualificação do produto tem vindo a
perder vantagem. Este queijo é comercializado pelo agrupamento, para os mercados
local/regional e nacional, sendo as empresas transformadoras, associações de produtores
e embaladores os canais preferenciais para o escoamento.
A presente comunicação visa contribuir para o incremento da competitividade da fileira dos queijos regionais de qualidade, em particular, de pequenos ruminantes. Para tal, tendo por base informação publicada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral – GPP, é realizada uma análise temporal (2003-2012) de indicadores de produção e comercialização de queijos com Nome Protegido obtidos a partir da cabra e da ovelha, incluindo a sua comparação com produtos similares.
Em 2012 existiam 17 queijos qualificados em Portugal, embora 6 deles sem produção. O peso médio do queijo de ovelha certificado no total nacional foi 3,6%, tendo aumentado ao longo do período analisado, pese embora a diminuição global de 23% do volume de produção, reforçada por uma descida ligeira no preço médio. O diferencial de preços entre o produto certificado e sem certificação é, em média, de 23% (2,60€/kg), sendo o Queijo de Azeitão aquele que apresenta a maior valorização do produto certificado (80%). O Queijo Terrincho apresenta o pior desempenho, com um diferencial médio de apenas 11%. As médias e grandes superfícies foram o canal mais utilizado para escoar os queijos de ovelha, sendo estes predominantemente comercializados pelos produtores para o mercado nacional.
O Queijo de Cabra Transmontano é o único queijo certificado confecionado exclusivamente com leite de cabra. A sua produção sofreu uma perda global de volume de 5,6%, mitigada por um acréscimo médio anual de 2,4% no preço. Contudo, a análise comparativa dos preços mostra que a opção pela qualificação do produto tem vindo a perder vantagem. Este queijo é comercializado pelo agrupamento, para os mercados local/regional e nacional, sendo as empresas transformadoras, associações de produtores e embaladores os canais preferenciais para o escoamento.