Perfil do visitante praticante de atividades de animação turística da região alto Trás-os-Montes
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de
uma análise multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo
do estudo consiste em identificar o perfil do visitante praticante de atividades de
animação turística no destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido,
aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes nacionais e estrangeiros
que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma atividade
de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados
sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de
eleição do destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise
fatorial exploratória. Dos resultados obtiveram-se cinco segmentos: 'Amantes Rurais';
'Exploradores Rurais'; 'Exploradores Regionais'; 'Indiferentes' e 'Jovens Aventureiros'.
Estes resultados proporcionam uma melhor perceção do consumidor turístico
de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a esse nível, uma
intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.
O presente trabalho tem como finalidade apresentar e discutir os resultados de uma análise
multivariada, análise classificatória, ou de Clusters. O principal objetivo do estudo consiste em
identificar o perfil do visitante praticante de atividades de animação turística no destino turístico
Alto Trás-os-Montes (ATM). Nesse sentido, aplicou-se um inquérito por questionário aos visitantes
nacionais e estrangeiros que se deslocaram à região ATM em 2013/2014 e que praticaram alguma
atividade de animação turística. O perfil de cada segmento definiu-se em função dos dados
sociodemográficos, das atividades de animação turística praticadas e dos fatores de eleição do
destino - fatores motivacionais e fatores de atração, obtidos numa análise fatorial exploratória. Dos
resultados obtiveram-se cinco segmentos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores
Regionais’; ‘Indiferentes’ e ‘Jovens Aventureiros’. Estes resultados proporcionam uma melhor
perceção do consumidor turístico de atividades de animação turística da região ATM, permitindo a
esse nível, uma intervenção dos agentes intervenientes neste subsetor da atividade turística.
The purpose of this paper is to presente and discuss the results of a multivariate
analysis, classificatory analysis or clusters analysis. The aim objective is to identify
the profile of tourist entertainment activities practitioner of Alto Trás-os-Montes
(ATM) tourism destination. Therefore, domestic and foreign visitors who visit Alto
Trás-os-Montes region in 2013/2014 and practice some tourism entertainment activity
were inquired through a questionnaire. The profile of each cluster hás been defined,
according the sociodemographic data, practiced tourism entertainment activities and
destination factors choice - motivational factors and attractive factors, obtained in
an exploratory factor analysis. The results were obtained five clusters: 'Rural Lovers',
'Rural Explorers', 'Regional Explorers', 'Unmoved' and 'Young Adventurers'. These
results provide a better perception ofA/ío Trás-os-Montes (ATM) tourist consumer
of tourism entertainment activities, allowing this levei, an intervention of the actors
involved in this sub-sector of tourism activity.
The purpose of this paper is to presente and discuss the results of a multivariate analysis, classificatory analysis or clusters analysis. The aim objective is to identify the profile of tourist entertainment activities practitioner of Alto Trás-os-Montes (ATM) tourism destination. Therefore, domestic and foreign visitors who visit Alto Trás-os-Montes region in 2013/2014 and practice some tourism entertainment activity were inquired through a questionnaire. The profile of each cluster has been defined, according the sociodemographic data, practiced tourism entertainment activities and destination factors choice - motivational factors and attractive factors, obtained in an exploratory factor analysis. The results were obtained five clusters: ‘Rural Lovers’, ‘Rural Explorers’, ‘Regional Explorers’, ‘Unmoved’ and ‘Young Adventurers’. These results provide a better perception of Alto Trás-os-Montes (ATM) tourist consumer of tourism entertainment activities, allowing this level, an intervention of the actors involved in this sub-sector of tourism activity.