Análise da Produção e Comercialização de Produtos DOP da Cabra Serrana Transmontana
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Este estudo visa contribuir para o fomento da caprinicultura em Trás-os-Montes, através do desenvolvimento de produtos tradicionais de qualidade. Para tal, analisa a produção e comercialização de produtos qualificados como Denominação de Origem Protegida da região Transmontana, obtidos a partir da cabra Serrana, designadamente, o Queijo de Cabra Transmontano e o Cabrito Transmontano. A metodologia teve por base fontes documentais, publicadas pelo Gabinete de Planeamento e Políticas. O estudo engloba uma análise temporal (2003-2012) de indicadores de produção e comercialização dos referidos produtos e a comparação com produtos similares. O Queijo de Cabra Transmontano é o único queijo confecionado exclusivamente com leite de cabra. A sua produção sofreu uma perda global de volume de 5,6%, mitigada por um acréscimo médio anual de 2,4% no preço. Contudo, a análise comparativa dos preços mostra que a opção pela qualificação do produto tem vindo a perder vantagem, ou seja, a certificação nem sempre se reflete num acréscimo de preço ao produtor. Este queijo é comercializado pelo agrupamento, para os mercados local/regional e nacional, sendo as empresas transformadoras, associações de produtores e embaladores os canais preferenciais para o seu escoamento. O Cabrito Transmontano foi a única carne certificada de caprino com produção, em 2012. A sua produção sofreu uma perda global de volume de 10,4%, compensada pelo aumento global do preço em 21,9%. A análise comparativa dos preços mostra que embora a carne de Cabrito Transmontano seja a carne certificada vendida ao menor preço médio, é a que apresenta uma maior capacidade para explorar as vantagens da certificação, traduzida pelo maior diferencial médio entre o preço do produto com e sem certificação. Este cabrito é comercializado pelo agrupamento e dirigido essencialmente para os restaurantes e talhos da região.
This study aims to contribute to the growth of goat breeding in Trás-os-Montes, through the development of traditional quality food products. Thus, it analyzes the production and marketing of Protected Origin Designation products of Trás-os-Montes region, obtained by Serrana breed goat, in particular, the goat cheese Queijo de Cabra Transmontano and the Cabrito Transmontano goat kid meat. Methodologically, it was used data provided by the Office for Planning, Policies and Administration. The study includes a temporal analysis (2003-2012) of indicators of production and marketing of the mentioned products and its comparison with similar products. The Queijo de Cabra Transmontano is the only cheese made exclusively with goat milk. Its production suffered an overall loss of 5.6% in volume, mitigated by an annual average increase of 2.4% in price. However, the comparative analysis of prices indicates that this product's certification has been losing advantage, i.e., certification is not always reflected in a price increase to producers. This cheese is marketed entirely by producers’ association, for local/regional and national markets. Processing enterprises, producers’ associations and packers are the preferred channel for its sell. The Cabrito Transmontano was the only Protected Name kid goat meat with production in 2012. Its production suffered an overall loss of 10.4% in volume, offset by global price increase by 21.9%. The comparative analysis of prices shows that while Cabrito Transmontano is the Protected Name kid goat meat sold at the lowest average price, it also presents the best performance regarding the ability to exploit the advantages of certification, translated in the biggest difference between its price and similar products price, in average. This kid goat is marketed entirely by producers’ association and directed primarily to restaurants and butchers in the region.