Calluna vulgaris (L.) Hull: composição nutricional e caracterização do perfil fenólico Conference Paper uri icon

abstract

  • Calluna vulgaris (L.) Hull, vulgarmente conhecida por urze ou torga, é um arbusto de pequenas dimensões. É amplamente utilizada na medicina tradicional devido às diferentes propriedades medicinais que lhe são associadas, entre as quais, propriedades antisséticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas e diuréticas. As sumidades floridas deste arbusto foram analisadas relativamente ao seu valor nutricional. Foi determinado o teor em cinzas, gorduras, proteínas, hidratos de carbono, e o valor energético, utilizando métodos oficiais de análise de alimentos. Foram ainda determinados os perfis individuais de ácidos gordos, ácidos orgânicos, açúcares livres e tocoferóis por métodos cromatográficos. Os hidratos de carbono foram os macronutrientes maioritários, seguidos de proteínas e lípidos. Os açúcares identificados foram glucose e frutose. Os ácidos oxálico, quínico, ascórbico e cítrico foram os quatro ácidos orgânicos identificados. Verificou-se também a presença das quatro isoformas de tocoferóis e de dezasseis ácidos gordos. O perfil fenólico de cinco extratos orgânicos obtidos através de um processo de extrações sucessivas, por maceração, à temperatura ambiente e sob vigorosa agitação, com solventes orgânicos de crescente polaridade (n-hexano, diclorometano, acetato de etilo, acetona e metanol) foi analisado por HPLC-DAD-ESI/MS; bem como o de dois extratos aquosos: infusão e decocção. Dos 12 compostos fenólicos identificados, a miricetina-3-O-glucósido e a miricetina-O-ramnósido revelaram ser os compostos maioritários.
  • FCT, Portugal e FEDER (Programa PT2020) pelo apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013), CQ-VR (UID/QUI/00616/2013); programa FEDER-Interreg España-Portugal pelo apoio financeiro através do projeto 0377_Iberphenol_6_E.
  • O aumento da qualidade de vida, através da adoção de um estilo de vida saudável e de boas práticas alimentares, tem cada vez mais importância na sociedade atual. O consumo de produtos de origem natural é cada vez mais procurado, contribuindo para que a caracterização e exploração destes produtos seja uma importante e ascendente área de investigação [1]. Calluna vulgaris (L.) Hull, vulgarmente conhecida por urze ou torga, é um arbusto de pequenas dimensões. É amplamente utilizada na medicina tradicional devido às diferentes propriedades medicinais que lhe são associadas, entre as quais, propriedades antisséticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas e diuréticas [2]. As sumidades floridas deste arbusto foram analisadas relativamente ao seu valor nutricional. Foi determinado o teor em cinzas, gorduras, proteínas, hidratos de carbono, e o valor energético, utilizando métodos oficiais de análise de alimentos [3]. Foram ainda determinados os perfis individuais de ácidos gordos, ácidos orgânicos, açúcares livres e tocoferóis por métodos cromatográficos. Os hidratos de carbono foram os macronutrientes maioritários, seguidos de proteínas e lípidos. Os açúcares identificados foram glucose e frutose. Os ácidos oxálico, quínico, ascórbico e cítrico foram os quatro ácidos orgânicos identificados. Verificou-se também a presença das quatro isoformas de tocoferóis e de dezasseis ácidos gordos. O perfil fenólico de cinco extratos orgânicos obtidos através de um processo de extrações sucessivas, por maceração, a  temperatura ambiente e sob vigorosa agitação, com solventes orgânicos de crescente polaridade (n-hexano, diclorometano, acetato de etilo, acetona e metanol) foi analisado por HPLC-DAD-ESI/MS; bem como o de dois extratos aquosos: infusão e decocção. Dos 12 compostos fenólicos identificados, a miricetina-3-O-glucósido e a miricetina-O-ramnósido revelaram ser os compostos maioritários.
  • Os autores agradecem à FCT, Portugal e FEDER (Programa PT2020) pelo apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013), CQ-VR (UID/QUI/00616/2013); programa FEDER-Interreg España-Portugal pelo apoio financeiro através do projeto 0377_Iberphenol_6_E.

publication date

  • November 2018