Conhecimentos, preferências e hábitos de consumo relativamente ao azeite em Portugal Conference Paper uri icon

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  • O mercado mundial de azeite apresenta um elevado dinamismo, com um crescimento significativo na produção e consumo, impulsionado pelo reconhecimento das suas qualidades nutricionais e benefícios para a saúde humana. Em Portugal, o setor olivícola assume uma importância económica crescente, estimulado pelo reconhecimento nacional e internacional da qualidade do azeite português. Com esta investigação pretendeu-se compreender o comportamento dos consumidores de azeite em Portugal. Foi realizado um estudo transversal com base numa amostra de 1203 indivíduos. Os resultados ilustram o hábito enraizado de consumo de azeite, com predominância dos circuitos curtos de comercialização. Os fatores mais valorizados na compra/consumo de azeite foram o benefício para a saúde, o sabor e aroma, o respeito pelo ambiente, o valor nutricional e a região de origem. Quanto às preferências dos consumidores, os inquiridos favorecem o consumo de azeite nacional e apenas 1,6% dos inquiridos afirmaram não se importar com a origem do azeite consumido. No que respeita ao tipo de azeite normalmente consumido, o azeite favorito é virgem extra (69%), seguido do azeite virgem, azeite de quinta e azeite com denominação de origem protegida (30%). Os azeites biológicos (21,4%), monovarietal (9%) e de oliveiras centenárias (12,7%) também são frequentemente procurados.
  • Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) pelo apoio financeiro ao CIMO (UIDB/00690/2020) através de fundos nacionais FCT/MCTES. Nuno Rodrigues agradece a “Fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da celebração do contrato-programa de emprego científico institucional.
  • The world olive oil market shows high dynamic, with significant growth in production and consumption, driven by the recognition of its nutritional qualities and benefits to human health. In Portugal, the olive sector has a growing economic importance, stimulated by the national and international recognition of the quality of Portuguese olive oil. This research aims to understand the behaviour of olive oil consumers in Portugal. A cross-sectional study was carried out based on a sample of 1203 individuals. Results illustrate a rooted habit of consuming olive oil and the predominance of short marketing circuits. The most valued factors in the purchase/consumption of olive oil were the benefit to health, taste and aroma, respect for the environment, nutritional value and region of origin. With regard to consumer preferences, the respondents favour the consumption of domestic olive oil, and only 1.6% of them did not care about the origin of the olive oil consumed. As regards the type of olive oil usually consumed, the favourite olive oil is extra virgin (69%), seconded by virgin olive oil, from farm and with protected designation of origin (30%). organic olive oil (21.4%), monovarietal olive oil (9%) and olive oil from centenary trees (12.7%) are also frequently sought.

publication date

  • January 1, 2020