selected publications
-
academic article
- Literatura para a infância e educação emocional: o novelo de emoções de Elisabete Neves 2022
- A DIFERENÇA COMO VALOR NA OBRA LITERÁRIA DE LUÍSA DUCLA SOARES. Brajeets-Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade 1. 2022
- Diz-me o que ensinas...Dir-te-ei quem és! Literatura para uma educação na ética. INCTE-2020- Encontro internacional de formação na docência. 1:883-891. 2020
- Literatura para a infância-importância do contacto das crianças com o livro. INCTE-2020- Encontro internacional de formação na docência. 1:158-169. 2020
- O Projeto de potencial receção inafantojuvenil na promoção da educação inclusiva. INCTE-2020- Encontro internacional de formação na docência. 1:640-649. 2020
- Alargando horizontes lusófonos-o Ensino da Literatura portuguesa. INNODOCT-2020. 1:841-848. 2020
- Aparições Marianas ou manifestações ovnilógicas em Trás-os-Montes?. Consciência (s). 1:83-97. 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- A diáspora dos judeus sefarditas no espaço lusófono. LUSOCONF 2018. 1:232-240. 2018
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores. INCTE-2018. 1:886-892. 2018
- A palavra e a imagem na construção de significados. II FIACED. 1:319-331. 2018
- Atualidade das conceções pedagógicas de Irene Lisboa ... II FIACED. 1:309-318. 2018
- Promover o sucesso escolar através da literacia: o exemplo da escola técnica Estadual Canguçu, no Rio Grande do Sul 2017
- Literatura clássica para a infância na construção de valores. INCTE-2017. 1:729-733. 2017
- Intrusos no jardim de infância: realidade ou ficção? perspetivas de educadores de infância 2017
-
book
- A importância dos recursos de base tecnológica nas empresas face à pandemia 2022
- Competitividade do turismo e impacto no crescimento económico nos países lusófonos 2021
- II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019: livro de resumos 2019
- II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos 2019
- A mundividência infantil na obra de Guerra Junqueiro. Ed. 1. 2016
- Terra d'Encontros. Ed. 1. 2016
-
chapter
- Solilóquio de Junqueiro-o poeta lavrador 2023
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- O "beijo mágico" das palavras de autores africanos: o poder transfigurador da escrita de Mia Couto e Ondjaki. 635-644. 2014
- Da ilusão das aparências ao mais profundo dos seres: mensagens subjacentes à escrita de Sophia para a infância. 185-196. 2012
-
conference paper
- Diferentes somos todos, especiais também!. 113-113. 2023
- Diferentes somos todos... Especiais também!. 379-385. 2023
- A importância da poesia: ecologia e cidadania em José Jorge Letria. 695-704. 2022
- Literatura para a infância e educação emocional: o novelo de emoções de Elisabete Neves. 271-282. 2022
- The importance of tridimensional pop-up album on literature construction process. 760-769. 2022
- Literatura de potencial receção infantil e educação inclusiva: formando educadores e professores. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 840-847. 2021
- Que farei com estes livros? -propostas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. 149-150. 2021
- Literatura para a infância: Importância do contacto das crianças com o livro. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 158-169. 2020
- Diz-me o que ensinas, dir-te-ei quem és… formar para uma educação ética. 275-275. 2020
- Diz-me o que ensinas, dir-te-ei quem és… literatura para uma educação na ética. 883-891. 2020
- Educação literária em português: alargando horizontes lusófonos. 841-848. 2020
- O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva. 165-165. 2020
- À flor dos livros: a literatura na educação emocional infantil. 1007-1017. 2020
- Interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência na licenciatura em Educação Básica. 999-1005. 2019
- A diáspora dos judeus sefarditas no espaço lusófono: memórias de Branca Dias. 232-240. 2019
- A palavra e a imagem na construção de significados. 319-331. 2019
- Aparições marianas em Trás-os-Montes: manifestação religiosa ou ovnilógica?. Consciências'06: Colóquio "O sagrado nas sociedades contemporâneas". 83-97. 2019
- Atualidade das conceções pedagógicas de Irene Lisboa. 309-318. 2019
- Carolina Michaëlis: pensadores ao longo da história 2019
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores. 204-204. 2018
- Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil. 1137-1146. 2018
- Promover o sucesso escolar através da literacia: o exemplo da escola técnica Estadual Canguçu, no Rio Grande do Sul. 566-576. 2017
- Literatura clássica de potencial receção infantil na construção de valores. 729-733. 2017
- Literatura clássica de potencial receção infantil na transmissão de valores. 185-185. 2017
- Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil. 1137-1146. 2017
- As atividades lúdicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. 263-270. 2016
- De A Bela Adormecida a A Princesa Atrevida: a (des)construção dos Contos de Fadas na Literatura de potencial receção infantil 2016
- Estilos de aprendizagem e estilos de ensino: inclusão e interculturalidade. 863-868. 2016
- Estratégias de promoção da oralidade e escrita na educação pré-escolar. 347-352. 2016
- Grandes obras para pequenos leitores: estética e ética na literatura portuguesa contemporânea de potencial receção infanto-juvenil. 1842-1842. 2016
- Grandes obras para pequenos leitores: estética e ética na literatura portuguesa contemporânea de potencial receção infantojuvenil 2016
- Luís António Verney: apóstolo cívico do Iluminismo em Portugal 2016
- É necessário todos estarmos envolvidos na formação de professores: percepções de orientadores cooperantes do 2.º ciclo acerca do processo de supervisão. 216-217. 2016
- A coexistência e influência recíproca das culturas judaica e católica numa aldeia da raia transmontana. 24-25. 2015
- E se eu fosse um gato?(...): a importância da literatura de potencial receção infantil, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na apropriação de valores. 25-26. 2015
- Continuidade pedagógica entre o 1.º e o 2.º ciclos: metodologias e recursos. 41-41. 2014
- Literatura de potencial receção infantil e formação de leitores multiculturais. 451-461. 2014
- O séc. XX: continuidade ou rutura na literatura para crianças?. 101-102. 2013
- Caminhos da escrita portuguesa para a infância, na atualidade. 55-63. 2010
- Palavras escritas, palavras partilhadas: um caso de sucesso na divulgação do livro e na dinamização da leitura. 410-410. 2009
- Mia Couto e o gato e o escuro: a escrita “brincriada” de um autor lusófono. 65-70. 2008
- A obra diarística de Torga: um olhar reflexivo sobre o diário VI. 173-179. 2007
- Reflexões pedagógicas na obra de Guerra Junqueiro. 59-74. 2006
-
document
- Memórias da Casa Grande 2022
- Natal em mim. 48-50. 2021
- O diabo veio para o caldo. 146-151. 2020
- "À flor dos livros"-Educação emocional na literatura para a infância 2020
- O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva. 165-165. 2020
- Uma força da natureza. 134-141. 2019
- LUSOCONF-2019 2019
- Mina de Sonhos. 98-103. 2018
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores. 204-204. 2018
- Literatura clássica de potencial receção infantil na transmissão de valores. 185-185. 2017
- Luís António Verney: apóstolo cívico do Iluminismo em Portugal 2016
- Contos da infância e do lar: da tradição oral à literatura para a infância. 1-12. 2013
-
journal article
- A Diferença como valor na obra literária de Luísa Ducla Soares. Brazilien Journal of Education, Technology and Society. 144-149. 2022
- Intrusos no jardim de infância: realidade ou ficção? perspetivas de educadores de infância. 547-555. 2017
- Terra d’encontros: a investigação por trás da ficção: os judeus portugueses, em terras raianas, no dealbar do séc. XX. Revista de Estudos Lusófonos, Língua e Literatura dos Colóquios da Lusofonia. 98-127. 2017
- Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 170-174. 2015
- Bendito e louvado, meu conto acabado: a literatura tradicional como património cultural da humanidade. Anais UTAD. 153-164. 2013
- Children’s and household tales: from oral tradition to children’s literature. Álabe: Revista de la Red de Universidades Lectoras. 2013
- António Torrado e os “Contos de Exemplo”: a trilogia: igualdade, liberdade, fraternidade. EduSer. 30-43. 2012
- Do sentimento mágico da escrita: um olhar sobre a literatura portuguesa contemporânea. EduSer. 237-246. 2008
-
thesis