Promover o sucesso escolar através da literacia: o exemplo da escola técnica Estadual Canguçu, no Rio Grande do Sul Conference Paper uri icon

abstract

  • Na tentativa de diminuir os baixos índices de leitura e de reprovação e evasão escolar na Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC), optámos por adotar textos que sirvam de ponto de referência, segundo a teoria construtivista de Ausubel (1960-1970). A obra Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto (JSLN) descreve a paisagem – natural e cultural- do Rio Grande do Sul do final do século XIX, usando uma linguagem impregnada de regionalismos, desenha a formação do povo gaúcho, apresenta e representa a sua linguagem, valores, símbolos, folclore, história e geografia, estabelecendo um elo entre a literatura e os alunos que são oriundos da mesma paisagem descrita. Considerando os aspetos, optámos por usar a literatura de JSLN como base para a iniciação das leituras dos 1º. anos do Ensino Médio da ETEC como parte importante da metodologia, optámos, ainda, por aulas no ambiente natural, próximo daquele que é descrito nos Contos Gauchescos, para aproximar leitor e ambiente e tornar a leitura mais prazerosa. EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ATAS DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL 567 Desde o início da implementação deste projeto, o índice de abandono discente nessas turmas tem sido próximo de zero. Em contrapartida, houve um aumento do número de alunos leitores porque as leituras praticadas dialogam com as suas vivências e experiências.

publication date

  • June 2017