Promover o sucesso escolar através da literacia: o exemplo da escola técnica Estadual Canguçu, no Rio Grande do Sul
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Na tentativa de diminuir os baixos índices de leitura e de reprovação e evasão
escolar na Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC), optámos por adotar textos
que sirvam de ponto de referência, segundo a teoria construtivista de Ausubel
(1960-1970). A obra Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto (JSLN)
descreve a paisagem – natural e cultural- do Rio Grande do Sul do final do século
XIX, usando uma linguagem impregnada de regionalismos, desenha a formação do
povo gaúcho, apresenta e representa a sua linguagem, valores, símbolos, folclore,
história e geografia, estabelecendo um elo entre a literatura e os alunos que são
oriundos da mesma paisagem descrita. Considerando os aspetos, optámos por
usar a literatura de JSLN como base para a iniciação das leituras dos 1º. anos do
Ensino Médio da ETEC como parte importante da metodologia, optámos, ainda,
por aulas no ambiente natural, próximo daquele que é descrito nos Contos
Gauchescos, para aproximar leitor e ambiente e tornar a leitura mais prazerosa.
EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ATAS DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL
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Desde o início da implementação deste projeto, o índice de abandono discente
nessas turmas tem sido próximo de zero. Em contrapartida, houve um aumento do
número de alunos leitores porque as leituras praticadas dialogam com as suas
vivências e experiências.