Produção de combustíveis e nanomateriais de carbono na valorização de resíduos plásticos
Projetos
Visão geral
Filiação
Ver Todos
Visão geral
resumo
Este projeto consiste no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para valorizar resíduos sólidos plásticos PSWs em combustíveis líquidos e nanomateriais de carbono, procurando dar resposta à problemática dos PSWs acumulados em aterros em Portugal, 39% dos resíduos plásticos são depositados em aterros. A produção simultânea de combustíveis e nanomateriais de carbono a partir de PSWs é uma alternativa recente para obter produtos de alto valor acrescentado a partir do aparentemente inútil fluxo de resíduos plásticos. A maior parte dos trabalhos neste domínio são focados em aumentar a produção de um dos produtos, em vez de tirar vantagem de ambos. Assim, neste projeto propõe-se a produção simultânea de combustíveis líquidos e nanotubos de carbono a partir de PSWs por pirólise e carbonização catalítica. A fabricação de dois produtos de alta qualidade, aliada à redução de PSWs em aterros, torna-se uma alternativa económica para as empresas do sector da Gestão de Resíduos, que atualmente enfrentam o problema dos PSWs. Além disso, a solução contribui para alcançar os objetivos da Diretiva 2008/98 /CE de transformar a gestão de resíduos numa perspetiva de economia circular.
O projeto será desenvolvido pelo Laboratório de Processos de Separação e Reação-Laboratório de Catálise e Materiais LSRE-LCM, localizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP e no Instituto Politécnico de Bragança IPB, com a colaboração da Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, representativa do sector da Gestão de Resíduos. O Laboratório Associado LSRE-LCM possui grande experiência no desenvolvimento de tecnologias catalíticas e na síntese, caracterização, modificação e aplicação de materiais de carbono nanoestruturados, garantindo a capacidade de ambas as instituições no desenvolvimento do projeto.
A composição dos PSWs é um fator crítico no desenvolvimento de soluções técnicas para o seu tratamento e valorização. Essa propriedade depende intensamente das fontes industrial, agrícola ou urbana e da consciência social sobre a separação dos resíduos sólidos. A empresa "Resíduos do Nordeste, EIM" irá contribuir no projeto com o fornecimento de amostras e caracterização dos PSWs que são acumulados nos aterros. Os polímeros tipicamente encontrados em PSWs são PE, PP, PS PET e PVC, entre outros. Por esta razão, é importante também o desenvolvimento de catalisadores ácidos versáteis que permitam o craqueamento de diferentes polímeros e misturas desses. O elevado número de variáveis envolvidas composição de PSWs, catalisadores e condições operacionais, como carga de catalisador, pressão, temperatura e tempo de reação, aliado ao número limitado de trabalhos disponíveis na temática, possibilita um elevado número de contribuições em investigação.