Prática de Ensino Supervisionada - Práticas educativas com foco na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Thesis uri icon

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  • O presente relatório final de estágio desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estudo apresenta as experiências de ensino-aprendizagem (EEA) desenvolvidas no ano letivo 2019/2020 nos contextos de 1.º CEB, com uma turma do 4.º ano de escolaridade, e de 2.º CEB, em Ciências Naturais e em Matemática, com duas turmas de uma escola pública. Neste âmbito foi desenvolvida a investigação que pretendeu responder à questão problema formulada: “Como a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) influencia o processo de ensino-aprendizagem?”, e foi focado nos seguintes objetivos: (i) Averiguar se a ABRP é favorável ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; (ii) Analisar a perspetiva dos alunos sobre as práticas educativas baseadas na ABRP; e (iii) Refletir (autorreflexão) sobre as práticas educativas baseadas na ABRP. Considerando as condições em que decorreu o ano letivo, o estudo foi centrado no 1.º CEB. A investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, baseou-se na análise da perspetiva dos alunos e das reflexões da investigadora sobre as práticas educativas realizadas. Assim, as técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a observação participante e o inquérito por questionário, aplicado a vinte e seis alunos do 4.º ano do 1.º CEB. As notas de campo recolhidas ao longo da PES deram origem ao diário da investigadora, no qual, mais que um relato, fizemos uma análise reflexiva dos acontecimentos e das nossas perceções. Os resultados obtidos por análise de conteúdo mostraram que a ABRP favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que a multiplicidade de recursos e estratégias desencadeia um maior envolvimento, autonomia, motivação e criatividade, desenvolve capacidades comunicativas, o raciocínio e o pensamento crítico dos alunos; além disso, promove a relação interpares e o cruzamento entre os conteúdos e os problemas do quotidiano. Do ponto de vista do professor, a aplicação da ABRP apresenta constrangimentos no que diz respeito à complexidade da preparação das atividades e à gestão do tempo, antes e durante o decorrer das aulas.
  • This final internship report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education of the Polytechnic Institute of Bragança School Education. The study presents the Experiences of Teaching Learning (EEA) in the academic year 2019/2020 in the contexts of 1st CEB, from the 4th grade, and 2nd CEB, in Natural Sciences and Mathematics, with two classes from a public school. In this context, the research that aimed to answer the question formulated was developed: “How does Problem Based Learning (ABRP) influence the Teaching Learning process?”, And was focused on the following objectives: (i) To verify if the ABRP is favorable to the development of the teaching-learning process; (ii) Analyze students' perspective on educational practices based on ABRP; (iii) Reflect (self-reflection) on educational practices based on ABRP. Considering the conditions in which the school year took place, the study was centered on the 1st CEB. The qualitative, descriptive, and interpretive investigation was based on the analysis of the students' perspective and the researcher's reflections on the educational practices carried out. The techniques used to collect data in investigation were participant observation and the survey trough questionnaire applied to twenty-six students from the 4th grade of the 1st CEB. The field notes collected throughout the PES gave rise to the investigator's diary, in which, more than a report, we made a reflexive analysis of the events and our perceptions. The results obtained by contente analysis showed that ABRP favors the development of the teaching-learning process, as the multiplicity of resources and strategies triggers greater involvement, autonomy, motivation and creativity, develops communicative skills, reasoning and critical thinking of students; in addition, it promotes peer relationships and the intersection between content and everyday problems. From the teacher's point of view, the application of ABRP presents constraints with regard to the complexity of the preparation of activities and time management, before and during the course of classes.

publication date

  • January 1, 2020