Um portal web de turismo para as Terras de Trás-os-Montes
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia da COVID-19, impulsionando novas formas para se reinventar e conseguir atrair a atenção do turista. Neste sentido, esta comunicação apresenta uma ideia de negócio e correspondente plano de viabilidade para minimizar os constrangimentos desta pandemia neste setor. A ideia “Trás-os-Montes Interativo: Percursos Virtuais” foi premiada no Concurso “Promove o futuro do interior 2020” do BPI e da Fundação La Caixa em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Através do benchmarking inspirado no portal “Turismo Virtual no Brasil” esta ideia projeta o desenvolvimento de um portal web para a realização de uma experiência de turismo virtual, como forma de divulgar os locais mais atrativos, numa primeira fase, da região de Trás-os-Montes e, posteriormente, de outras regiões do país e dos PALOP. Propõe a realização de visitas virtuais guiadas por videoconferência, através do uso de recursos multimédia (fotografias, áudios, vídeos, etc.), de forma a possibilitar ao turista uma visualização dos pontos de interesse que poderá encontrar no destino desejado e de promover elementos da cultura local. Atendendo aos princípios de inclusão social, o portal pretende também estimular a oferta de percursos virtuais guiados em língua gestual, contemplando também o público surdo, um nicho de mercado a ser explorado. O elemento de diferenciação da ideia proposta encontra-se na forma de apresentar a informação ao turista, permitindo que o mesmo, em tempo real, interaja com um guia local através de videoconferência e de guias digitais online, como forma de dar a conhecer as potencialidades do turismo das Terras de Trás-os-Montes. A conexão interativa entre turistas e destinos de viagens, através de guias online, poderá contribuir para a internacionalização do território do interior e, de acordo com o nosso estudo: i) incentivar o turismo científico; ii) promover um ambiente digital para a divulgação dos territórios transmontanos iii) impulsionar ou facilitar o turismo sustentável; iv) proporcionar o (auto)emprego de guias locais; v) incentivar a investigação aplicada aos conceitos do turismo científico e turismo sustentável; vi) promover experiências virtuais únicas. Esta ideia apresenta-se como uma inovação para a área do turismo e ambiciona dar mais visibilidade à região das
Terras de Trás-os-Montes, contribuindo para os esforços do território ao melhorar a divulgação para atrair mais turismo.
Tourism was one of the areas most affected by the COVID-19 pandemic,
driving new ways to reinvent itself and attract the attention of tourists. In this sense,
this communication presents a business idea and corresponding feasibility plan to
minimize the constraints of this pandemic in this sector. The idea “Trás-os-Montes
Interactive: Virtual Routes” was awarded in the competition for proposals “Promote
the future of the interior 2020” by BPI and La Caixa Foundation in partnership with
the Foundation for Science and Technology. Through benchmarking inspired by the portal “Virtual Tourism in Brazil” plans the development of a web portal to carry
out a virtual tourism experience, as a way to publicize the most attractive places,
initially, in the region of Trás-os-Montes and, later, in other regions of Portugal and
the PALOP. It proposes the realization of virtual tours guided by videoconference,
using multimedia resources (photographs, audios, videos, etc.), to enable the tourist
to visualize the points of interest that may be found in the desired destination and to
promote elements of local culture. Considering the principles of social inclusion, the
portal also intends to stimulate the offer of guided virtual routes in Portuguese sign
language, also contemplating the deaf public, a market niche to be explored. The
differentiating element of the proposed idea lies in the way in which information is
presented to tourists, allowing them, in real time, to interact with a local guide
through videoconference and online digital guides, to make known the potential of
the tourism in the Lands of Trás-os-Montes. The interactive connection between
tourists and travel destinations, through online guides, can contribute to the
internationalization of the interior territory and, according to our study: i) encourage
scientific tourism; ii) promote a digital environment for the dissemination of Trásos-
Montes; iii) boost or facilitate sustainable tourism; iv) provide the
(self)employment of local guides; v) encourage research applied to the concepts of
scientific tourism and sustainable tourism; vi) promote unique virtual experiences.
This idea presents itself as an innovation in tourism and aims to give more visibility
to the region of Lands of Trás-os-Montes, contributing to the territory's efforts by
improving dissemination to attract more tourism.