Um portal web de turismo para as Terras de Trás-os-Montes Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia da COVID-19, impulsionando novas formas para se reinventar e conseguir atrair a atenção do turista. Neste sentido, esta comunicação apresenta uma ideia de negócio e correspondente plano de viabilidade para minimizar os constrangimentos desta pandemia neste setor. A ideia “Trás-os-Montes Interativo: Percursos Virtuais” foi premiada no Concurso “Promove o futuro do interior 2020” do BPI e da Fundação La Caixa em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Através do benchmarking inspirado no portal “Turismo Virtual no Brasil” esta ideia projeta o desenvolvimento de um portal web para a realização de uma experiência de turismo virtual, como forma de divulgar os locais mais atrativos, numa primeira fase, da região de Trás-os-Montes e, posteriormente, de outras regiões do país e dos PALOP. Propõe a realização de visitas virtuais guiadas por videoconferência, através do uso de recursos multimédia (fotografias, áudios, vídeos, etc.), de forma a possibilitar ao turista uma visualização dos pontos de interesse que poderá encontrar no destino desejado e de promover elementos da cultura local. Atendendo aos princípios de inclusão social, o portal pretende também estimular a oferta de percursos virtuais guiados em língua gestual, contemplando também o público surdo, um nicho de mercado a ser explorado. O elemento de diferenciação da ideia proposta encontra-se na forma de apresentar a informação ao turista, permitindo que o mesmo, em tempo real, interaja com um guia local através de videoconferência e de guias digitais online, como forma de dar a conhecer as potencialidades do turismo das Terras de Trás-os-Montes. A conexão interativa entre turistas e destinos de viagens, através de guias online, poderá contribuir para a internacionalização do território do interior e, de acordo com o nosso estudo: i) incentivar o turismo científico; ii) promover um ambiente digital para a divulgação dos territórios transmontanos iii) impulsionar ou facilitar o turismo sustentável; iv) proporcionar o (auto)emprego de guias locais; v) incentivar a investigação aplicada aos conceitos do turismo científico e turismo sustentável; vi) promover experiências virtuais únicas. Esta ideia apresenta-se como uma inovação para a área do turismo e ambiciona dar mais visibilidade à região das Terras de Trás-os-Montes, contribuindo para os esforços do território ao melhorar a divulgação para atrair mais turismo.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021