A rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos mais
variados sectores, levou ao aparecimento de um conjunto de terminologias, tais como o
e-learning, e-commerce, e-government, e-business, entre outros.
Pretendendo dar resposta à necessidade de integração das TIC nas instituições de
ensino superior, surge a arquitectura E-generation, com o objectivo de contribuir para
uma melhoria dos processos de ensino, gestão e investigação, através da adopção de
Intranets educacionais.
Esta abordagem centra-se na mudança de paradigma educacional decorrente do
Processo de Bolonha, o qual passa a estar centrado no aluno. Deste modo, constatandose
que a maioria das plataformas de e-learning são usadas como simples repositórios de
conteúdos, pretende-se, através de uma abordagem baseada em actividades de
aprendizagem, incentivar a mudança do processo educativo, passando a estar centrado
em actividades, suportadas por recursos estruturados.
Para além da mudança do processo educativo, ainda que de interesse, é também
estudado neste trabalho o impacto que os agentes tutor suportados pelo raciocínio
baseado em casos podem ter no apoio ao aluno, nomeadamente adaptando o ambiente
de aprendizagem, detectando dificuldades e dando sugestões de recursos que reforcem
os conhecimentos, tendo o papel do “anjo da guarda” do aluno.
Para estudar o impacto das TIC na mudança dos processos de ensino, gestão e
investigação, foi efectuado um estudo sobre a utilização da Intranet educacional Domus
e do protótipo iDomus, que permitiu avaliar em que medida uma abordagem educativa
baseada em actividades de aprendizagem e suportada por agentes tutor, pode contribuir
para a mudança do paradigma educacional, indo de encontro aos objectivos do Processo
de Bolonha e da sociedade baseada no conhecimento.
No âmbito da implementação da arquitectura orientada a serviços E-generation,
foi possível verificar que o desenvolvimento de ambientes baseados em Intranets
educacionais contribui para uma maior eficácia dos processos de ensino, de gestão e de
investigação das instituições de ensino superior, tendo por base tecnologias de elearning,
e-management e e-research suportadas por agentes tutor.