Um sistema de B-learning no ensino secundário português
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A integração gradual das tecnologias Web usadas na recolha, apresentação, publicação e interacção ou comunicação de informação resultou no aparecimento de sistemas e aplicações de ensino à distância, aos quais qualquer cidadão pode aceder de forma intuitiva (e a muitos deles gratuitamente) através da Internet. Nesta última década surgiram no mercado diversas plataformas adequadas à criação de ambientes de aprendizagem hipermédia ou de sistemas de e-Learning. Não menosprezando as vantagens destas plataformas, a verdade é que muitas das experiências de implementação de sistemas de e-Learning não têm obtido resultados satisfatórios devido, essencialmente, aos conteúdos disponibilizados (por exemplo, PDF). As tecnologias, por si só, não são suficientes para obter sistemas de e-Learning adequados às necessidades dos professores e alunos, pelo que o modelo pedagógico inerente à organização e estruturação dos conteúdos não deve ser descurado. Nesta perspectiva, as mais recentes orientações pedagógicas e a filosofia dos objectos de aprendizagem assumem-se como as formas mais adequadas de desenvolver conteúdos de e-Learning (modelo SCORM e normas IMS/LOM, para além de outros conjuntos de normas e especificações). Por um lado, o presente trabalho ilustra a exploração da plataforma Moodle e o desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem reutilizáveis e compatíveis com o SCORM e, pelo outro, analisa o impacto da utilização de um sistema de b-Learning em disciplinas de informática no contexto do ensino secundário.