Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco: um estudo longitudinal em salas inclusivas
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Nesta comunicação pretendemos caracterizar o Projeto designado de "Monitorização com base no currículo na leitura: um estudo longitudinal sobre alunos em risco" que decorre entre maio de 2017 e dezembro de 2021. Este projeto, numa perspetiva longitudinal, tem como finalidade testar um sistema escolar para monitorizar longitudinalmente a aprendizagem da leitura de uma população de crianças desde o último ano da educação pré-escolar até ao final do 4o ano de escolaridade, no concelho de Bragança-Portugal.
Nesta comunicação pretendemos caracterizar o Projeto designado de "Monitorização com base no currículo na leitura: um estudo longitudinal sobre alunos em risco" que decorre entre maio de 2017 e dezembro de 2021. Este projeto, numa perspetiva longitudinal, tem como finalidade testar um sistema escolar para monitorizar o desenvolvimento da leitura de uma população de crianças desde o último ano da educação pré-escolar até ao final do 4o ano de escolaridade, no concelho de Bragança- Portugal. Assim, caracteriza-se a racionalidade do projeto e a componente teórica e metodológica que tem vindo a ser utilizada. Por fim, indica-se o impacto social do estudo, referindo-se nomeadamente de que forma este contribui para que se conheçam trajetórias de aprendizagem da leitura na população e nos estudantes em risco de dificuldades de aprendizagem específicas e, paralelamente, se identifique e caracterize precocemente os alunos em risco no contexto de uma educação inclusiva preconizada pelo Decreto-lei 54/2018.
autores
Alves, Paula
Loução Martins, Ana Paula
data de publicação
janeiro 1, 2020
Pesquisas
palavras-chave
Estudo longitudinal
Monitorização com base no currículo
Monitorização do progresso
Risco na leitura
Triagem Universal
Triagem universal
Informação adicional documento
Página Inicial
119
30
página final
129
30
Volume
Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana (2020). Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco: um estudo longitudinal em salas inclusivas. In Luzia Lima-Rodrigues; David Rodrigues; Margarida Loureiro (Eds.) VI Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho”: Livro de Atas. Santarém: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. p. 119- 129. ISBN 978-989-97306-3-2