É reconhecido que o professor desenvolve a sua actividade docente em ambientes de grande complexidade e incerteza onde lhe são exigidos saberes cada vez mais amplos e especializados para poder enfrentar situações de características únicas e, também, que a construção desses saberes está sujeita a múltiplas influências de natureza diversa. Uma dessas influências pode ser exercida pelo manual escolar, pois, sendo o recurso mais utilizado no ensino da Matemática, pode configurar o trabalho do professor e condicionar as suas decisões. Apesar disso, a escassez de estudos nesta área não possibilita ainda um conhecimento consistente sobre a natureza e o tipo de influências exercidas pelo manual escolar, em particular, na construção do conhecimento profissional docente. Assim, no sentido de contribuir para uma melhor compreensão desta temática, desenvolve-se este estudo de carácter exploratório que pretende identificar concepções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre manuais escolares (de Matemática) e formas como os utilizam, quer na preparação das práticas lectivas quer na sua concretização na sala de aula; e perceber como o manual escolar interfere e condiciona o seu conhecimento profissional.