QR Code: ferramenta de divulgação cultural da cidade de Salvador (Brasil)
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O foco central do presente trabalho de investigação assentou em analisar o QR code como ferramenta de divulgação da cultura e promoção da cidade de Salvador-Bahia (Brasil), através da valorização dos monumentos e património local. Para tal optou-se por uma pesquisa quantitativa, recorrendo a uma amostragem não probabilista, com 113 inquiridos de nacionalidade brasileira, com faixa etária acima de 18 anos, utilizando um inquérito por questionário, realizado em março de 2019, na modalidade presencial, no farol da Barra, ponto turístico na referida cidade e utilizou-se o Google Forms para a recolha de dados. Pretendeu-se, assim, verificar a perceção do visitante e o quanto a ferramenta pode contribuir para a preservação da memória e cultura. Tomou-se como base a análise prévia da existência da relação entre competitividade turística e as influências das tecnologias de informação na remodelação da base material da sociedade. Os resultados permitiram identificar que 71% da amostra já utilizou o QR code e vê vantagens na sua utilização; somente 12% desfrutou da experiência da tecnologia aplicada ao turismo, demonstrando que a ferramenta ainda é pouco utilizada e pode ser mais explorada para este objetivo e 96% não visitou pontos turísticos com uso desta ferramenta em Salvador.