Moodle vs eFront: uma análise comparativa no contexto do ensino superior Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente texto refere-se à comparação entre duas plataformas de e-learning: a Moodle e a Efront. Ambas permitem a criação de sistemas de gestão da aprendizagem (Learning Management Systems) com vista a oferecer um ambiente de aprendizagem estimulante para ensino a distância. A análise incidiu sobre a plataforma Moodle da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança denominada Easy-Learning, um sistema e-learning e b-learning online de complemento ao sistema de ensino presencial, e a plataforma eFront, um sistema apontado como potencial alternativa ao Moodle, instalado e configurado localmente. Genericamente, foram apresentados os modelos de ensino e aprendizagem e as respetivas ferramentas que em muito têm contribuído para um sistema de educação mais acessível a todos. De seguida, o estudo comparativo destas duas plataformas open source foi realizado com base na leitura de diversos artigos científicos e no método experimental, fruto da experiência pessoal de exploração de ambas plataformas e resumido numa tabela com diversos itens para estudar as funcionalidades e características de acordo com o tipo de utilizador. A análise incidiu numa grelha comparativa cujos parâmetros foram um conjunto de itens acerca de funcionalidades, tipologia de ferramentas, bem como sobre especificidades e modo de configuração para cada curso ou unidade curricular. Apesar das duas plataformas apresentarem bons resultados, verifica-se que a plataforma Moodle é mais completa, a configuração permite definir e demarcar melhor o processo de aprendizagem e permite um maior benefício por parte dos professores que queiram inovar dentro ou fora da sala de aula.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017