(Ciber)Bullying: revisão sistemática da literatura
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A sociedade oferece-nos um mundo de benefícios e outros tantos malefícios. Um desses malefícios é o bullying, que corresponde ao ato de usar a força física, ameaçar ou coagir para abusar, intimidar ou subjugar de forma agressiva outras pessoas reiteradamente, em especial crianças ou adolescentes. Para além dos tipos de bullying (físico, verbal e relacional), podemos incluir, nestas duas últimas décadas, o cyberbulling, uma vez que a Internet está recheada de condutas e conteúdos ilícitos, nocivos e, muitos deles, falsos. O envio de mensagens de correio eletrónico e as redes sociais favoreceram a proliferação deste tipo de conteúdos. Estudar o fenómeno do bullying, e em particular do cyberbullying, é crucial face à sua relevância e complexidade na sociedade atual, pelo que se considera importante investigar medidas e incentivos, projetos e iniciativas, e outros contributos para a sensibilização e educação para a minimização deste problema social. Por conseguinte, metodologicamente, este trabalho correspondeu a uma revisão sistemática da literatura de artigos científicos, dissertações e teses armazenadas nas principais bases bibliométricas (Web of Science e Scopus), que se resumiu nas seguintes etapas: (i) formulação da questão; (ii) localização dos estudos nas bases bibliométricas; (iii) avaliação e seleção dos estudos, (iv) análise e síntese; e (v) relato sobre os resultados. Por conseguinte, esperamos que este estudo possa responder de forma clara à seguinte questão de investigação: que medidas têm vindo a ser utilizadas nos últimos 5 anos para reduzir a prática do bullying e do cyberbullying? Os resultados sugerem a carência de formação específica para as comunidades educativas (alunos, professores e encarregados de educação) que forneçam estratégias de interação e de utilização responsável da Internet. Para além deste aspeto, estes resultados apontam para a necessidade do controlo da família no uso das redes sociais pelas crianças e adolescentes. Com o espírito de que a melhor maneira de se viver em segurança é nunca nos sentirmos completamente seguros, podemos desde já adiantar alguns dos principais aspetos identificados nos 231 documentos bibliométricos da Web of Science e Scopus e 31 registos identificados noutras fontes relevantes: (i) Ao nível do bullying (o problema deve ser uma preocupação de todas as instituições, particularmente as escolas; a formação de pais e profissionais de educação é fundamental para se prevenir e detetar o fenómeno; não basta tomar conhecimento e criticar, é necessário atuar ativamente, apostando na prevenção primária; entre outros) e (ii) Ao nível do cyberbullying (os benefícios do uso da Internet superam os seus riscos; a atitude de proibir o seu uso não será certamente a solução; o futuro da Internet depende do que fizermos dela hoje; entre outros).
Society offers us a world of benefits and many others harms. One of these harms is bullying, which is the act of using physical force, threatening or coercing to aggressively abuse, intimidate or subjugate others, especially children or adolescents. In addition to the types of bullying (physical, verbal and relational), we can include cyberbullying in the last two decades, as the Internet is littered with illegal, harmful and many of them false behavior and content. The sending of emails and social networks favored the proliferation of this type of content. Studying the phenomenon of bullying, and in particular cyberbullying, is crucial given its relevance and complexity in today's society. It is therefore important to investigate measures and incentives, projects and initiatives, and other contributions to raising awareness and education to minimize this social issue. Therefore, methodologically, this work corresponded to a systematic literature review of scientific articles, dissertations and theses stored in the main bibliometric bases (Web of Science and Scopus), which was summarized in the following steps: (i) question formulation; (ii) location of studies in bibliometric bases; (iii) evaluation and selection of studies; (iv) analysis and synthesis; and (v) report on the results. We therefore hope that this study can clearly answer the following research question: What measures have been used in the last 5 years to reduce bullying and cyberbullying? The results suggest the lack of specific training for educational communities (students, teachers and parents) that can provide strategies for interaction and responsible use of the Internet. Beyond this aspect, these results point to the need for family control in the use of social networks by children and adolescents. With the spirit that the best way to live safely is to never feel completely safe, we can already advance some of the main aspects identified in the 231 bibliometric documents of Web of Science and Scopus and 31 records identified in other relevant sources: (i) At the level of bullying (the problem should be a concern of all institutions, particularly schools; the training of parents and education professionals is essential to prevent and detect the phenomenon; it is not enough to know and criticize, it is necessary to act actively, focusing on primary prevention; among others) and (ii) At the level of cyberbullying (the benefits of using the Internet outweigh its risks; the attitude of banning its use will certainly not be the solution; the future of the Internet depends on what we do today; among others).