Como os adultos idosos usam o Facebook para literacia digital e aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso de aprendizagem intergeracional
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
As TIC representam um papel importante na nossa sociedade e a literacia digital é uma
competência fundamental no século XXI. No entanto, muitos adultos idosos nunca usaram a
Internet devido à falta de qualificações para utilizar as novas tecnologias, ou seja, devido à
iliteracia digital e mediática. A motivação de um grupo de adultos idosos para a utilização de
redes sociais determinou a realização deste estudo que visou a promoção da literacia digital e da aprendizagem ao longo da vida por meio da aprendizagem intergeracional e de redes
sociais; visou, ainda, identificar formas de concretizar a aprendizagem intergeracional para a literacia digital. Neste artigo apresentam-se as descobertas mais significativas resultantes do estudo de um caso de um grupo de adultos idosos que melhoraram as suas competências digitais e aumentaram o seu interesse pela aprendizagem permanente e ao longo da vida, através da aprendizagem intergeracional com utilização de redes sociais.
ICT play an important role in our society and digital literacy is a key skill in the XXI century.
However, many older adults have never used the Internet because they lack skills of using new
technology, due to digital and media illiteracy. The motivation of a group of older adults to use
social networks determined this study, which aims to promote digital literacy and lifelong
learning through intergenerational learning and social networks; in addition, it aimed to identify
ways of practicing intergenerational learning for digital literacy. This paper presents the more
significant findings from the study of a case of a group of older adults who improved their eskills
and increased their interest in lifelong learning through intergenerational learning with the
use of social networks.