A reputação do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul na perspetiva do estudante e o perfil do estudante satisfeito Conference Paper uri icon

abstract

  • O Instituto Superior Politécnico do Kwanza-sul (ISPKS) é uma instituição de ensino integrado no subsistema de ensino superior. Tem como missão o desenvolvimento de atividades de ensino, investigação científica e prestação de serviços à comunidade através da promoção, difusão, criação e transmissão de ciência e cultura. Neste contexto o presente estudo tem como principal objetivo analisar a reputação do ISPKS, sob o ponto de vista dos estudantes, e identificar o perfil do estudante que está globalmente satisfeito com a instituição. Esta investigação adotou uma abordagem quantitativa através de 378 inquéritos por questionário aos estudantes que frequentam o ISPKS. A amostra foi selecionada de forma não probabilística e por conveniência. Neste estudo foi utilizada, para a mensuração da reputação, a Escala de Carácter Corporativo de Davies et al. (2004), e, para identificar e quantificar as características que contribuem para a satisfação global dos estudantes, a metodologia logit. Os resultados obtidos permitem concluir que a reputação do ISPKS é positiva. Todas as dimensões que permitem identificar o ISPKS foram avaliadas de forma muito positiva. Quanto à identificação do perfil do estudante que está globalmente satisfeito a idade, o curso de enfermagem, a reputação e o prestígio da instituição são os fatores mais relevantes para a satisfação do estudante com a instituição.

publication date

  • January 1, 2014