A reputação do Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul na perspetiva do estudante e o perfil do estudante satisfeito
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O Instituto Superior Politécnico do Kwanza-sul (ISPKS) é uma instituição de ensino
integrado no subsistema de ensino superior. Tem como missão o desenvolvimento de
atividades de ensino, investigação científica e prestação de serviços à comunidade através
da promoção, difusão, criação e transmissão de ciência e cultura. Neste contexto
o presente estudo tem como principal objetivo analisar a reputação do ISPKS, sob o
ponto de vista dos estudantes, e identificar o perfil do estudante que está globalmente
satisfeito com a instituição. Esta investigação adotou uma abordagem quantitativa
através de 378 inquéritos por questionário aos estudantes que frequentam o ISPKS. A
amostra foi selecionada de forma não probabilística e por conveniência. Neste estudo
foi utilizada, para a mensuração da reputação, a Escala de Carácter Corporativo de Davies
et al. (2004), e, para identificar e quantificar as características que contribuem para
a satisfação global dos estudantes, a metodologia logit. Os resultados obtidos permitem
concluir que a reputação do ISPKS é positiva. Todas as dimensões que permitem
identificar o ISPKS foram avaliadas de forma muito positiva. Quanto à identificação do
perfil do estudante que está globalmente satisfeito a idade, o curso de enfermagem, a
reputação e o prestígio da instituição são os fatores mais relevantes para a satisfação
do estudante com a instituição.