Recurso a focus group para Identificar perceções sobre alterações climáticas
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Pretende-se apresentar neste artigo, os resultados obtidos através da aplicação da técnica de Focus
Group, num processo de participação pública e envolvimento de alunos de um Agrupamento de Escolas
(AE), situado no distrito de Vila Real no âmbito de uma sessão de sensibilização intitulada: “Alterações
Climáticas, um problema da nossa geração”. Teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade
escolar sobre a problemática das alterações climáticas, tendo ainda como objetivos, comportamentos
a adotar para mitigar as alterações climáticas; tentar perceber onde os alunos, aprendem mais sobre
alterações climáticas; analisar o impacto da sessão de sensibilização; promover o debate sobre as alterações
climáticas e propor medidas de adaptação. A metodologia utilizada consistiu na discussão de temas
de riscos naturais com grupos de trabalho (GT) heterogéneos de até 10 alunos, representativos da
comunidade escolar. A informação recolhida nas sessões foi categorizada, codificada e analisada com
recurso à ferramenta de análise de dados qualitativos MAXQDA. Este estudo permitiu identificar as
principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão
dos riscos naturais e das medidas de adaptação como contributo para a constituição de materiais de
divulgação adequados à população em geral a que se destinam. Os dados avançados preliminarmente
apontam para a necessidade da continuidade de ações, para o incremento da literária climática.
Pretende-se apresentar neste artigo, os resultados obtidos através da utilização da técnica de Focus Group, num processo de participação pública e envolvimento de alunos de um Agrupamento de Escolas (AE), situado no distrito de Vila Real no âmbito de uma sessão de sensibilização intitulada: “Alterações Climáticas, um problema da nossa geração”. Teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática das alterações climáticas, tendo ainda como objetivos, conhecer compor- tamentos a adotar para mitigar as alterações climáticas; tentar perceber onde os alunos, aprendem mais sobre alterações climáticas; analisar o impacto da sessão de sensibilização; promover o debate sobre as alterações climáticas e propor medidas de adaptação. A metodologia utilizada consistiu na discussão de temas sobre riscos naturais, com grupos de trabalho (GT) heterogéneos de até 10 alunos, representativos da comunidade escolar. A informação recolhida nas sessões foi categorizada, codifica- da e analisada. Este estudo permitiu identificar as principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão dos riscos naturais e das medidas de adaptação como contributo para a constituição de materiais de divulgação adequados à população em geral a que se destinam. Os dados avançados preliminarmente apontam para a necessidade da continuidade de ações, para o incremento da literacia climática.
This article aims to present the results obtained through the application of the Focus Group technique,
in a process of public participation and involvement of students from a School Grouping
(SA), located in the district of Vila Real within an awareness-raising session entitled: “Climate
Change, a problem of our generation”. Its main objective was to raise awareness among the school
community about the problem of climate change, having also as objectives, behaviors to be adopted
to mitigate climate change; try to understand where students learn more about climate change;
analyze the impact of the awareness-raising session; promote debate on climate change and propose
adaptation measures. The methodology used consisted in discussing natural hazards topics
with heterogeneous working groups (WGs) of up to 10 students, representative of the school community.
The information collected in the sessions was categorized, coded and analyzed using the
qualitative data analysis tool MAXQDA. This study allowed identifying the main concerns and the
level of involvement of the participants, leading to a better understanding of natural hazards and
adaptation measures as a contribution to the creation of dissemination materials suitable for the
target population. The data preliminarily advanced point to the need for continuity of actions, for
the increase of climate literacy.