Aprendizagem bilingue com a plataforma INTACT
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O projeto INTACT (Interactive Teaching materials Across Culture and Technology) foi um projeto Comenius multilateral no âmbito do programa Lifelong Learning da Comissão Europeia que teve como objetivo abordar a necessidade crescente das escolas para atenuar o rápido desenvolvimento tecnológico. O projeto, que decorreu desde Dezembro 2012 até Novembro 2015, procurou desenvolver materiais de ensino adequados essencialmente para matemática, geografia, tecnologia, ciências naturais e sociais, educação ambiental e inglês como segunda língua para serem utilizados em plataformas tais como quadros interativos, tablets ou
smartphones com o intuito de promover uma cultura de colaboração entre os estudantes e uma abordagem interativa de aprendizagem. Os materiais interativos foram desenvolvidos por especialistas na área da
educação, de seis diferentes países da Europa, nomeadamente Alemanha, Hungria, Irlanda, Portugal, Roménia e Espanha, e foram testados nas escolas piloto por professores experientes. Com o intuito de facilitar a adoção de materiais nas salas de aula, estes são desenvolvidos de acordo com os currículos nacionais dos países supramencionados. Nos anos que correm, as ferramentas Web 2.0 deram a oportunidade a professores de criar, interagir e colaborar ambas localmente e através de culturas em uma comunidade virtual. Isto contribuiu para o crescimento da informação online e espaços de aprendizagem virtuais. O INTACT tem como por objetivo interligar as escolas de toda a Europa em tempo real através de uma plataforma online, que suporta alunos do séc. XXI da educação europeia. Por conseguinte, o presente workshop almeja propor a plataforma INTACT como um ambiente de aprendizagem complementar aos processos educativos convencionais, permitindo uma educação bilíngue. Em suma, este workshop visa refletir sobre esta nova plataforma, bem como aprender a planear e desenvolver unidades de aprendizagem e lições para os públicos escolares dos potenciais participantes. A primeira parte do workshop preocupa-se essencialmente com a apresentação e caracterização do projeto, bem como com a apresentação das unidades de aprendizagem e lições criadas pelo consórcio. A segunda parte basear-se-á no processo de planeamento e desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem e respetivas lições e metadados. A terceira parte das sessões incidirá no apoio ao desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem lições e objetos de aprendizagem no âmbito da área disciplinar do formando.