E-learning: estudo de caso na perspetiva dos professores portugueses e espanhóis Conference Paper uri icon

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  • A utilização de plataformas de aprendizagem a distância permite, por um lado, a partilha de conteúdos e objetos de aprendizagem do professor para os alunos e, pelo outro, a interação com os parceiros de aprendizagem (professor e alunos) através de ferramentas que permitem o diálogo, esclarecimento de dúvidas ou realização de atividades em grupo. Perante a maturidade deste cenário de aprendizagem, julgamos relevante proceder a uma investigação que enfatize as facilidades e dificuldades da utilização de ambientes de aprendizagem pelos professores em instituições portuguesas e espanholas. Genericamente, assumimos como propósito principal deste estudo em curso analisar, nos dois países, as perceções dos professores de Educação a Distância (EaD) acerca da utilização do sistema de e-learning, essencialmente através de inquéritos quantitativos (questionário online) e qualitativos (entrevistas). Com vista a melhor perceber a integração das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem recorreremos ao modelo teórico Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK). Por conseguinte, elucidar as estruturas que compõem este quadro teórico e, em especial, as suas influências na formação de professores, torna-se indispensável quando são estudadas as Tecnologias da Informação e Comunicação como suporte de estratégias pedagógicas para ensinar o conteúdo curricular. Assim, o objetivo deste artigo é principalmente explicar o processo do estudo. Não obstante, assumimos desde já que as ferramentas são meios e não fins, ou seja, estamos cientes de que, por si só, o ambiente virtual não resolverá dificuldades do processo de ensino-aprendizagem.

publication date

  • January 1, 2017