Impacto do processo de coaching na produtividade das empresas
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No contexto atual, em que as organizações enfrentam múltiplos desafios pela natureza
complexa, incerta e volátil da própria envolvente, torna-se oportuno conhecer
e compreender quais as ferramentas que podem auxiliar na eficiência e na eficácia da
produtividade assim como no desenvolvimento do capital humano. Para a ICF (International
Coach Federation), o Coaching é visto “como uma parceria com os clientes num
processo instigante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”.
Objetivou-se conhecer o impacto da implementação do Processo de Coaching nas
Empresas (PCE) na produtividade das empresas.
Aplicou-se um inquérito online a 16 chefias de empresas, seguindo-se uma entrevista
semi-estruturada realizada a quatro coaches com 14 questões que integram o perfil
socioprofissional do coach e a sua opinião sobre a prática do PCE. Dos resultados conclui-
se que a maioria dos coachees considera que o PCE traz benefícios aos resultados da
empresa, destacando-se o desenvolvimento de competências e a melhoria da comunicação.
O aumento de desempenho com a prática de Coaching situou-se em média entre
os 50% e 70%. Quanto à avaliação do PCE, a maioria dos inquiridos não utiliza o retorno
do investimento (ROI). Relativamente às entrevistas aos coaches, conclui-se que 75%
concordam com o facto do Coaching gerar benefícios relevantes na vida profissional
dos coachees e também se conclui que nenhum coach utiliza o ROI nas suas avaliações.
Conclui-se ainda que a maioria dos coachees considera que o PCE traz benefícios nos resultados
da empresa, destacando-se a motivação pessoal e a melhoria de desempenho
da organização.