Práticas educativas com TIC no ensino secundário de Cabo Verde Conference Paper uri icon

abstract

  • Em Cabo Verde temos assistido nos últimos anos a iniciativas para a integração das TIC no ensino, nomeadamente com a implementação de projetos que dotaram as escolas de equipamentos tecnológicos, formaram professores para a utilização das TIC e introduziram a disciplina de TIC no currículo. Neste contexto, apresenta-se um estudo realizado com professores do ensino secundário da cidade da Praia, em Cabo Verde, sobre a utilização que fazem das tecnologias digitais nas suas práticas educativas. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa e quantitativa, sendo o inquérito por questionário o instrumento de recolha de dados utilizado. O questionário foi disponibilizado online e enviado via correio eletrónico a todos os professores do ensino secundário das escolas da cidade da Praia, tendo-se obtido uma amostra de 47 professores. Os resultados indicam que a maioria dos professores utiliza as tecnologias digitais nas suas práticas educativas com a finalidade de tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, diversificar os métodos de ensino e avaliação, despertar a atenção e o interesse dos alunos ou facilitar a partilha de informação na sala de aula. Não obstante, os inquiridos manifestam necessidade de atualização de conhecimentos na área das TIC e de as escolas renovarem os recursos tecnológicos e melhorarem a internet nas salas de aula. Portanto, os professores do ensino secundário usam frequentemente as TIC nas usas práticas educativas, mas gostariam que a escola tivesse um papel mais ativo na integração educativa das TIC.
  • In Cape Verde, we have witnessed in recent years initiatives for the integration of ICT in education, namely with the implementation of projects that provided schools with technological equipment, trained teachers in the use of ICT and introduced the subject of ICT in the curriculum. In this context, we present a study of secondary school teachers of Praia, Cape Verde, about their use of digital technologies in their educational practices. The research methodology is qualitative and quantitative, and the data collection instrument is the questionnaire survey. The questionnaire was made available online and sent via email to all secondary school teachers in schools in Praia, with a sample of 47 teachers having been obtained. The results indicate that most teachers use digital technologies in their educational practices to make classes more interactive and dynamic, diversify teaching and assessment methods, awaken students' attention, and interest or facilitate information sharing in the classroom. Nevertheless, respondents expressed the need to update knowledge in ICT and schools renew the technological resources and improve the Internet in classrooms. Therefore, secondary school teachers often use ICT in their educational practices but would like the school to have a more active role in the educational integration of ICT.

publication date

  • January 1, 2022