A apicultura em modo de produção biológico: identificação dos principiais entraves à sua expansão
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A apicultura é uma atividade importante, considerada estratégia para o desenvolvimento
sustentável do território pela notável ação que desempenha no mundo rural e no meio
ambiente. É uma atividade conservadora, de fácil manutenção, de baixo custo inicial em
relação às demais atividades agropecuárias, e uma das poucas no ramo da agropecuária
que preenche os requisitos base da sustentabilidade: (a) o económico, pois gera
rendimento para os agricultores; (b) o social, porque potencia a criação de emprego no
campo, diminuindo o êxodo rural; e (c) o ecológico, pelo fato de as abelhas atuarem
como polinizadores naturais de espécies nativas e cultivadas, preservando-as e
consequentemente contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e manutenção da
biodiversidade.
A fileira apícola nacional tem realizado um esforço crescente no sentido de aumentar a
sua competitividade, através da modernização das explorações apícolas, apostando na
qualidade e diversificação das produções (mel biológico, pólen, cera, própolis)
permitindo adaptar o setor às crescentes exigências do mercado. Contudo, apesar das
vantagens competitivas do modo de produção biológico (MPB), a apicultura em MPB
está ainda aquém da realidade de outros países europeus, ou mesmo quando comparada
com a percentagem de área agrícola nacional já convertida ao MPB.
Esta comunicação tem por base o projeto BIOIMPACT, que visa identificar os motivos
que atualmente restringem a expansão da apicultura em MPB, baseando-se na recolha
da experiência dos atuais operadores, através de questionários individuais aplicados
diretamente aos apicultores. Os resultados indicam que embora a maioria dos
apicultores considere que o mel em MPB garante um maior valor acrescentado, foram
identificados diversos problemas, quer na produção, nomeadamente a eficácia dos
tratamentos contra a Varroa, apontando a necessidade de obtenção de métodos
alternativos mais eficientes; quer na comercialização, assinalando a necessidade de
fomentar a procura e o consumo destes produtos, através da aposta no reconhecimento
da mais-valia do mel em MPB por parte do consumidor do mel.