Animação turística como fator de eleição e de atração de um destino
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O destino turístico é considerado como um conjunto de bens e serviços disponíveis num local e que
se combinam por forma a proporcionar uma experiência ao visitante (Murphy, Pritchard & Smith, 2000). A sua eleição
é influenciada por duas categorias de fatores, tendo em conta a perceção dos viajantes: os fatores push associados às
motivações, necessidades e interesses individuais; e os fatores pull associados às características, atrações e atributos do
próprio destino (Klenosky, 2002). As atrações são consideradas a principal razão da visita a um destino, proporcionando
atividades e experiências e uma forma de recolha de informação sobre o consumo turístico (Richards, 2002). Complementarmente,
a animação turística existente no destino “proporciona uma melhor forma de estar, física e psíquica, a um
determinado grupo de pessoas, permitindo a sua participação num determinado conjunto de atividades” (Almeida, 2004,
p. 24). Nesse sentido, encontra-se em curso uma investigação que tem por objetivo analisar o contributo da animação
turística como fator de eleição e de atração da região Alto Trás-os-Montes