Aprendizagem ao longo da vida e a infoinclusão: perspetivas da população envelhecida da região raiana de Portugal Conference Paper uri icon

abstract

  • A aprendizagem ao longo da vida constitui uma preocupação dos vários Estados no sentido de conseguir que os seus cidadãos possam corresponder aos desafios de uma sociedade digital cada vez mais exigente. Estas exigências implicam que neste processo os cidadãos adquiram uma literacia digital que lhes permitam estarem infoincluídos. Contudo, todos os dados referem que os cidadãos mais idosos são aqueles que apresentam os maiores níveis de infoexclusão. Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados e conclusões de uma investigação do projeto PerSoParAge - Recursos pessoais e sociais para a autonomia e participação social numa sociedade envelhecida. Foram envolvidos nesta investigação cidadãos entre os 55 e os 64 anos dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre, a fim de se investigar a sua relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação e a aprendizagem ao longo da vida. Foi possível averiguar-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem promover uma mais adequada inclusão social desta população envelhecida ao lhes conferir um maior empoderamento que, conjuntamente com a também promoção da aprendizagem ao longo da vida, lhes proporcione um mais adequado processo de envelhecimento na sociedade digital.
  • Lifelong learning constitutes a concern of the various governments in order to ensure that their citizens can respond to the challenges of an increasingly demanding digital society. These demands imply that in this process citizens acquire digital literacy that allows them to be included. However, all data indicate that older citizens are those with the highest levels of info-exclusion. This article aims to present the main results and conclusions of an investigation of the PerSoParAge project - Personal and social resources for autonomy and social participation in an ageing society. Citizens between 55 and 64 years oldfrom the districts of Castelo Branco, Guarda and Portalegrewere involved in this research, in order to investigate their relationship with Information and Communication Technologies and lifelong learning. It was possible to ascertain that Information and Communication Technologies can promote a more adequate social inclusion of this ageing population by giving them greater empowerment that, together with the promotion of lifelong learning, provides them with a more adequate ageing process in the digital society.

publication date

  • January 1, 2020