Melhoria das condições de realização da ordenha em explorações de caprinos de raça Serrana em Trás-os-Montes
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Os caprinos de raça Serrana têm uma significativa importância socioeconómica na região de Trás-os- Montes. As cabras desta raça são exploradas pela sua aptidão leiteira, sendo o leite destinado ao fabrico de queijo. Esta actividade pode contribuir para o desenvolvimento / manutenção do meio rural da região e proporcionar rendimento que permita a fixação da população rural.
Para o crescimento e desenvolvimento da criação de cabras de raça Serrana é necessário aumentar os efectivos por exploração, melhorar as técnicas de produção e melhorar as condições de trabalho, principalmente a melhoria das condições de realização da ordenha. O ordenha manual, realizada de forma tradicional, é um trabalho fatigante, penoso e desagradável. É, muitas vezes, um factor que condiciona o aumento do número de animais na exploração.
Os criadores mostram alguma resistência à adopção de novas técnicas de ordenha (ordenha mecânica, por exemplo) pelo receio que têm quanto aos investimentos necessários. Porém, a utilização de alguns equipamentos que exigem menor investimento, como a plataforma de ordenha e o cornadis autoblocante, pode melhorar bastante as condições da ordenha manual e de trabalho do ordenhador.
Como resultado das acções de demonstração e divulgação realizadas, alguns criadores da região trocaram a ordenha manual tradicional pela ordenha com recurso a uma plataforma e cornadis. A utilização destes equipamentos permite melhorar as condições de realização da ordenha, principalmente nos aspectos relacionados com a postura do ordenhador; na redução dos tempos de operação necessários para a execução dos trabalhos; e na eficiência do trabalho.