Inclusão digital: políticas e propostas de educação para os territórios envelhecidos
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A sociedade atual desenvolve-se e evolui a ritmo acelerado em paralelo com o envelhecimento, alterações demográficas e despovoamento do território. Neste panorama a promoção da inclusão social e digital e do acesso às competências digitais é imprescindível, principalmente junto das populações mais envelhecidas. A acessibilidade digital é um fator de inclusão e de integração, de promoção da qualidade de vida e bem-estar das populações. As políticas de base territoriais devem privilegiar a diversidade e a complexidade geográficas, os problemas sociais, seus contextos, atores, consequências e impactos. É neste sentido que o projeto PerSoParAge (Recursos pessoais e sociais para a autonomia e participação social numa sociedade envelhecida) pretende contribuir através de uma análise do território do interior de Portugal, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre, para a elaboração de propostas educativas de políticas territorializadas na área das tecnologias e competências digitas. As entidades que integram o consórcio do projeto são o Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Bragança, Câmara Municipal de Castelo Branco e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O projeto teve início em outubro de 2017 e termina em dezembro de 2019, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalizao (COMPETE 2020), na componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os resultados do projeto, com base em inquéritos por questionário realizados à população nas regiões estudadas, evidenciam que é urgente repensar políticas e definir estratégias de inclusão digital para os territórios envelhecidos. Portanto, apresentam-se propostas de políticas territorializadas para as TIC que visam a promoção de uma estratégia digital de cariz territorial, com medidas ativas de educação ao longo da vida para a literacia e inclusão digitais, em articulação com os programas nacionais de políticas públicas para as competências digitais e ordenamento do território.
Today's society develops and evolves at a rapid pace in parallel with ageing, demographic
change and depopulation of the territory. In this scenario, the promotion of social and digital
inclusion and access to digital skills is essential, especially among older populations. Digital
accessibility is a factor of inclusion and integration, promoting the quality of life and well-being
of populations. Territorial policies should focus on geographical diversity and complexity,
social problems, their contexts, actors, consequences and impacts. It is in this sense that the
project PerSoParAge (Personal and social resources for autonomy and social participation in
an ageing society) intends to contribute through an analysis of the territory of the interior of
Portugal, in the districts of Castelo Branco, Guarda and Portalegre, for the elaboration of
educational proposals of territorialized policies in the area of digital technologies and
competences. The entities that make up the project consortium are the Polytechnic Institute
of Castelo Branco, Polytechnic Institute of Portalegre, Polytechnic Institute of Guarda,
Polytechnic Institute of Bragança, Castelo Branco City Council and Idanha-a-Nova City
Council. The project started in October 2017 and ends in December 2019, being co-financed
by the Competitiveness and Internationalization Operational Program (COMPETE 2020),
under the FEDER component, and by the Foundation for Science and Technology (FCT). The
results of the project, based on questionnaires conducted on the population in the regions
studied, show that it is urgent to rethink policies and define digital inclusion strategies for
ageing territories. Therefore, territorial proposals for ICT policies are presented that aim to
promote a digital territorial strategy, with active lifelong education measures for digital literacy