CLIL in Portuguese Higher Education: building a community of practice and learning
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O capítulo reporta os resultados de um projeto, em desenvolvimento,
sobre o estudo paralelo e comparativo da utilização de CLIL (abordagem
integrada de conteúdo e língua) em cinco institutos politécnicos
portugueses, objeto de uma subvenção da FCT, durante sete meses, para
Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino
Superior Português. O estudo, que decorre desde 2013, subdivide-se em
três etapas de investigação: a primeira, que decorreu em 2013-2014,
consistiu num levantamento de necessidades em diversas instituições do
ensino superior de modo a perceber a receptividade das mesmas para
aceitação de modalidades de ESP (ensino de inglês para fins específicos),
EMI (utilização do inglês como língua de ensino) ou abordagens CLIL,
como estratégias de apoio à sua internacionalização. Durante a segunda
etapa de investigação, que decorreu em 2014-2015, construiu-se uma
comunidade de prática entre as diversas instituições de ensino superior
politécnico envolvidas no projeto. O capítulo relata essencialmente como
se constituiu esta comunidade, como foi apoiada e desenvolvida, os
recursos criados e partilhados, as linhas de orientação que apoiaram o
trabalho interativo e colaborativo de um grupo de professores de língua
estrangeira e de professores de outras áreas científicas no
desenvolvimento de módulos CLIL. Descrevem-se outras ações
concomitantes ao desenvolvimento da comunidade de aprendizagem CLIL,
como sejam a escrita colaborativa de um Guia de Formação de
Formadores CLIL por um grupo de professores de língua estrangeira, para
apoiar os cursos de formação implementados em cada instituto
politécnico; a investigação aplicada decorrente deste processo que
sublinhou: a importância da constituição de comunidades de prática CLIL
locais, apoiadas na ReCLes (Associação em Rede dos Centros de Línguas
do Ensino Superior) enquanto comunidade de prática mais alargada, à
escala nacional; a importância de técnicas de scaffolding no ensino
superior por oposição ao scaffolding proposto para outros níveis de
ensino; e a utilização de estratégias de identificação de terminologia no
contexto de práticas de CLIL ou TerminoCLIL. O capítulo inclui ainda
alguns dados recolhidos na terceira etapa do projeto (2015-2016), durante
a qual se implementaram módulos CLIL piloto; os dados foram recolhidos
tanto junto dos professores que os lecionaram, como junto dos alunos, e
incidiram sobre a recolha das suas reações e perceções aos módulos CLIL
implementados. Estes são apresentados sob a forma de estudos de caso
em cada instituição de forma a evidenciar as perspetivas dos sujeitos
envolvidos.