Extracção de nutrientes minerais do solo, de povoamentos de Castanea sativa Mill., pela colheita de cogumelos silvestres comestíveis
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
No nordeste de Portugal, na última década tem-se assistido a uma intensificação da colheita e comercialização de cogumelos silvestres comestíveis. Apesar da grande diversidade de cogumelos existentes, os colectores, apenas procedem à colheita de algumas espécies, nomeadamente Hydnum rufescens, Boletus edulis, Cantharellus cibarius, Tricholoma acerbum, Xerocomus chrysenteron e em menor quantidade Clitopilus prunulus. Todos estes cogumelos são micorrizicos de Castanheiro. Com o presente trabalho pretendeu-se conhecer os teores de macronutrientes (Azoto – amoniacal e nítrico, fósforo e potássio total) e de alguns micronutrientes (cálcio e magnésio) mobilizados por estes fungos e por conseguinte retirados à cultura de Castanea sativa Mill.. Para tal, estabeleceram-se 3 talhões fixos de 100m2 num povoamento de Castanheiro na área do PNM onde, no período Outono-Inverno de 2002, se procedeu, semanalmente, à colheita dos cogumelos em estudo. A determinação de N e P foi efectuado por espectrofotometria UV/Vis e a de K, Ca e Mg por espectrofotometria de absorção atómica. Os resultados foram reportados à área expressa em ha tendo em conta a produção total de cogumelos em peso seco.
De entre as espécies analisadas X. chrysenteron promoveu a maior remoção de NH4+ (125,58 g/ha), P (27,81 g/ha) e Mg (4,4 g/ha) do sistema, enquanto que o cogumelo B. edulis removeu maiores quantidades de K e Ca (172,92 mg/ha e 973,00 g/ha, respectivamente). C. cibarius e H. rufescens foram as espécies que menor quantidade de nutrientes removeram do sistema. Os resultados preliminares deste estudo permitem-nos verificar que a colheita destas espécies de cogumelos pode retirar do sistema 254,01 g/ha de NH4+, 55,98 g/ha de P, 425,73 mg/ha de K, 2,00g/ha de Ca e 11,09 g/ha de Mg, tendo em conta as quantidades de cogumelos colhidos na época estudada.