Perspetivas de professores do ensino básico e secundário acerca do processo de avaliação do desempenho docente Conference Paper uri icon

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  • Este estudo teve como finalidade compreender como a avaliação do desempenho poderá estar a ser perspetivada pelos professores dos ensinos básico e secundário. Definiram-se três objetivos: a) perceber a perspetiva dos professores relativamente à existência da avaliação do desempenho docente; b) identificar os problemas que os professores apontam aos processos de avaliação do desempenho docente; c) recolher sugestões acerca do modo como a avaliação do desempenho docente deve ser efetuada. Realizou-se um estudo qualitativo, com recurso à entrevista semiestruturada, tendo participado 12 professores. O conteúdo resultante da transcrição das entrevistas, foi analisado recorrendo à análise do conteúdo. Foi possível concluir que: (1) a totalidade dos participantes manifestou-se favorável à existência de um sistema de avaliação; (2) os principais problemas apontados aos processos de avaliação são a burocracia e o facto de ser feita por pares, o que pode condicionar a isenção e o rigor; (3) as sugestões dadas pelos participantes apontam para a necessidade de a avaliação ser efectuada por equipas com ligação às faculdades, pelo coordenador de departamento e o órgão de gestão da escola, o diretor da escola, por observadores externos, ou ainda por professores com formação.
  • Este trabalho foi apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05777/2020.
  • This study aimed to understand how performance assessment may be being viewed by teachers in primary and secondary education. Three objectives were defined: a) to understand the perspective of teachers regarding the existence of the assessment of teacher performance; b) identify the problems that teachers point to the processes of assessment teacher performance; c) collect suggestions about how the assessment of teaching performance should be carried out. A qualitative study was carried out, using semi-structured interviews, with 12 teachers participating. The content resulting from the transcription of the interviews was analyzed using content analysis. It was possible to conclude that: (1) all the participants were in favor of the existence of an evaluation system; (2) the main problems pointed out to the evaluation processes are bureaucracy and the fact that it is done by peers, which can affect exemption and rigor; (3) the suggestions given by the participants point to the need for the assessment to be carried out by teams linked to the faculties, by the department coordinator and the school's management body, the school principal, by external observers, or by teachers with formation.

publication date

  • September 1, 2021