Antonio Gramsci Conference Paper uri icon

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  • Começamos esta reflexão pela análise do conceito de homem proposto pelo autor, segundo ele, a questão implícita na clássica indagação filosófica ´o que é o Homem?` é, na verdade, o questionamento sobre ´o que pode ele tornar-se?`. Assim, o autor convida a uma reflexão sobre se o homem pode controlar o seu destino, o que apela à contextualização histórico social do homem concreto e situado. Para tal, propõe a distinção entre ´homem-massa` e ´homem consciente e participante`, distinguindo-os através da forma como vivenciam as suas ´relações pedagógicas` inerentes à totalidade social. O primeiro é detentor de uma conceção de mundo imposta exteriormente que aceita de forma acrítica, o segundo é definido pela capacidade de organizar a sua própria conceção de mundo, o que lhe confere a possibilidade de “ser o guia de si mesmo” (Gramsci, 1999, citado por Rummert, 2007, p.17). A Ideologia é entendida por Gramsci como um dos mais importantes elementos organizativos da sociedade, uma vez que está presente em todas as manifestações da vida, e consubstancia-se em diferentes filosofias, conceções de mundo ou modos de pensar. Assim, advoga a existência de múltiplas ideologias subjacentes à forma como diferentes grupos sociais interpretam a realidade. Associado ao conceito de ideologia apresenta o de hegemonia que, de acordo com o autor, é um conceito histórico-político que sublinha a “importância da direção cultural e ideológica que a classe que é ou se propõe ser fundamental – hegemónica - imprime à ação das demais classes, exercendo sobre estas, uma ação primordialmente educativa” (Rummert, 2007, p. 24). A hegemonia pressupõe uma dimensão política e ideológica e, neste sentido, é afirmada como uma ´relação pedagógica` marcada pelo ´domínio`, na sua dimensão política de coerção e pelo ´consentimento` na sua dimensão ideológica, cultural e moral. É neste sentido que Morrow e Torres (1997) afirmam que, no pensamento de Gramsci, “enquanto a força política se concentrava no Estado, a dominação ideológica está mais associada às instituições da sociedade civil (…) algo muito próximo das superstruturas ideológicas: a educação, a religião, a comunicação de massas, a família e outras”

publication date

  • January 1, 2016