Plataforma INTACT: estudo de caso em curso profissional Conference Paper uri icon

abstract

  • O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o paradigma da sociedade atual exigem que as escolas e centros de formação se adaptem a novas realidades resultantes da necessidade de desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida e da descodificação das literacias emergentes. Este trabalho tem por objetivo apresentar a exploração e avaliação da plataforma INTACT (Interactive Teaching Materials Across Culture and Technology), quer na perspetiva do formando, quer na perspetiva do formador, nas sessões de língua portuguesa, de um curso profissional e responder à questão de investigação: “Como pode a plataforma INTACT ser utilizada em contexto formativo, em sessões de língua portuguesa?”. Para tal, foram desenvolvidos previamente objetos de aprendizagem multimédia e conteúdos que depois foram explorados em contexto de formação, quer em sala de formação, quer a distância. Os resultados obtidos tiveram por base o estudo de caso exploratório único e tiveram por base a análise do trabalho desenvolvido pelo formador, os resultados da aprendizagem evidenciados pelos formandos, a observação direta e dois inquéritos. Estamos convictos de que, apesar de muito haver a fazer ao nível da disseminação e promoção da plataforma INTACT, o projeto atingiu os principais objetivos, pois os dados recolhidos demonstram: a utilidade da plataforma em contexto formativo e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências de aprendizagem colaborativa.

publication date

  • January 1, 2015