Influência(s) da supervisão pedagógica nas práticas de ensino dos futuros professores Conference Paper uri icon

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  • Nesta comunicação concetualizamos os modelos de supervisão adotados pelos professores supervisores na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, perspetivados no âmbito de um comprometimento supervisivo das investigadoras e de alguns dos atores que participaram nesta investigação (formandos). O objeto desta investigação situou-se, por tal, no âmbito da formação inicial de professores, através dos atuais conceitos de supervisão pedagógica, pretende-se compreender a relação intra e interpessoal que se estabelece entre o supervisor e o formando avaliado e potenciá-la para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. A intencionalidade é perceber a teoria e a prática subjacentes ao(s) modelos(s) de supervisão em vigor nas Escolas Superiores de Educação (ensino politécnico público), e de que forma são apropriados, tendo em conta a realidade dos contextos. No que se refere ao desenvolvimento da componente empírica desta investigação apresentamos a análise descritiva realizada a inquéritos por questionário implementados aos formandos envolvidos no processo de supervisão. Para a elaboração deste instrumento de recolha de dados recorremos a uma lista de enunciados que nos fornece um perfil das dimensões de supervisão, com 14 escalas desenvolvidas a partir de comportamentos interpessoais observáveis (didática, experiencial e democrática) e que revela diversas formas de conceber o papel do supervisor. Na dimensão didática os dados apontam para um supervisor considerado como alguém que ensina, um expert relativamente aos conhecimentos teóricos, com um poder de liderança e autoridade perante o outro. Na dimensão experiencial sobressaem as relações que deixam antever uma acentuada importância, da parte do supervisor, relativamente às condições que facilitem as aprendizagens realizadas pelos formandos e cuja intencionalidade se prende com o encorajamento dado pelo supervisor para que estes possam experienciar e vivenciar as suas próprias situações práticas em contexto de estágio. As relações que se contextualizam na dimensão democrática ajudam-nos a perceber o equilíbrio entre as duas dimensões anteriores.
  • Neste artigo concetualizamos os modelos de supervisão adotados pelos professores supervisores na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (estágio), perspetivados no âmbito de um comprometimento supervisivo das investigadoras e de alguns dos atores que participaram nesta investigação (formandos). O objeto desta investigação situou-se, por tal, no âmbito da formação inicial de professores, onde se pretendeu compreender e (des)construir, através dos atuais conceitos de supervisão pedagógica, a relação intra e interpessoal que, na perspetiva dos supervisionados, se estabelece entre o supervisor e o formando avaliado e potenciá-la para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. Assume-se também neste estudo uma perspetiva descritiva e interpretativa no qual se procurou compreender como se processa a aprendizagem dos formandos/futuros professores em contexto de estágio e quais as influências da supervisão nas suas práticas de ensino. A intencionalidade foi perceber a teoria e a prática subjacentes ao(s) modelos(s) de supervisão em vigor nas Escolas Superiores de Educação (ensino politécnico público), e de que forma são apropriados, tendo em conta a realidade dos contextos. No que se refere ao desenvolvimento da componente empírica desta investigação apresentamos a análise descritiva realizada a inquéritos por questionário implementados aos formandos envolvidos no processo de supervisão. Para a elaboração deste instrumento de recolha de dados recorremos a uma lista de enunciados que nos fornece um perfil das dimensões de supervisão, com 14 escalas desenvolvidas a partir de comportamentos interpessoais observáveis (didática, experiencial e democrática) e que revela diversas formas de conceber o papel do supervisor. Na dimensão didática os dados apontam para um supervisor considerado como alguém que ensina, um expert relativamente aos conhecimentos teóricos, com um poder de liderança e autoridade perante o outro. Na dimensão experiencial sobressaem as relações que deixam antever uma acentuada importância, da parte do supervisor, relativamente às condições que facilitem as aprendizagens realizadas pelos formandos e cuja intencionalidade se prende com o encorajamento dado pelo supervisor para que estes possam experienciar e vivenciar as suas próprias situações práticas em contexto de estágio. As relações que se contextualizam na dimensão democrática ajudam-nos a perceber o equilíbrio entre as duas dimensões anteriores.

publication date

  • January 1, 2019