e-Learning: reflexões sobre cenários de aplicação
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resumo
O e-Learning é uma temática que entrou definitivamente na agenda educativa e constitui
uma alternativa válida e legalmente enquadrada nas modalidades especiais de educação
escolar enunciadas na Lei de Bases do Sistema Educativo Português. Configuram-se
vários cenários de e-Learning não só no âmbito da formação contínua e do ensino
recorrente, mas também no contexto do ensino secundário através da modalidade
Blended Learning. Por conseguinte, exige-se uma reflexão quer em torno dos conceitos
de ensino a distância e de e-Learning, quer das metodologias de desenvolvimento e das
modalidades de utilização.
Esta comunicação apresenta as principais linhas dessa reflexão e as diferenças entre as
especificações SCORM e IMS Learning Design no desenvolvimento de conteúdos de
aprendizagem, ilustrando-as com a exploração de uma das plataformas de e-Learning
que mais interesse tem despertado na actualidade: Moodle Course Management System.
O e-Learning é uma temática que entrou definitivamente na agenda educativa e constitui uma alternativa válida e legalmente enquadrada nas modalidades especiais de educação escolar enunciadas na Lei de Bases do Sistema Educativo Português. Configuram-se vários cenários de e-Learning não só no âmbito da formação contínua e do ensino recorrente, mas também no contexto do ensino secundário através da modalidade Blended Learning. Por conseguinte, exige-se uma reflexão quer em torno dos conceitos de ensino a distância e de e-Learning, quer das metodologias de desenvolvimento e das modalidades de utilização. Esta comunicação apresenta as principais linhas dessa reflexão e as diferenças entre as especificações SCORM e IMS Learning Design no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem, ilustrando-as com a exploração de uma das plataformas de e-Learning que mais interesse tem despertado na actualidade: Moodle CMS.