Novos desafios para a aprendizagem da língua: tecnologias digitais e design thinking
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resumo
Portugal has observed, particularly since 2015, a migratory flow from
countries such as Syria and Eritrea, which has required a deepening of knowledge
about the reception process, contributing to make it increasingly effective. In this
process, language presents itself as a fundamental component for the integration and subsequent empowerment of people who arrive in the country and who
require/benefit from international protection. Indeed, the recent study by the
Migration Observatory recommends that the National Plan for Reception and
Integration determines the specificity of a Portuguese language program conducive
to learning and training. The Portuguese for Speakers of Other Languages (PSOL),
created by Ordinance No. 1262/2009, of 15 October, proved to be inadequate,
preventing an effective response to the individual needs of the beneficiaries. The
non-compliant nature of those courses led the tutelage to present changes to the
normative framework, creating the courses of Portuguese Host Language through
the publication of Ordinance No. 183/2020, of 5 August. This communication
describes a case study that focused on a PSOL course (150 hours) at a school in Trásos-
Montes, during the transition period (November 2020 to May 2021) between the
aforementioned normative frameworks, in order to obtain the A2 level certification
of the Common European Framework of Reference. The subjects involved in this
study constituted a heterogeneous class not only in terms of their countries of origin
(Eritrea, Pakistan, Croatia, Moldova), but also because of cultural, religious,
linguistic differences and their different levels of digital skills. In this context, can
design thinking combined with information and communication technologies
contribute to language learning? To answer this question, an empirical investigation
was developed that used several data search techniques: documentary research and
observation, including co-diagnostic activities. It is noteworthy that the analysis of
the researcher's diary pointed to proposals for Portuguese L2 teaching activities and
language didactics, based on the use of Design Thinking techniques. Design
Thinking presents itself simultaneously as a method and a tool capable of
contributing to the resolution of problems, in a participatory and collaborative
practice, applied to the context and educational content, using digital technologies.
Portugal tem assistido, particularmente desde 2015, a um fluxo migratório oriundo de países como a Síria e a Eritreia, o qual tem exigido um aprofundamento do conhecimento sobre o processo de acolhimento, contribuindo assim para que ele seja cada vez mais eficaz. Neste processo, a língua apresenta-se como componente fundamental para a integração e subsequente autonomização de pessoas que chegam
ao país e que requerem/beneficiam de proteção internacional. Com efeito, o recente estudo do Observatório das Migrações recomenda que o Plano Nacional de Acolhimento e Integração determine a especificidade de um programa de língua portuguesa, conducente à aprendizagem e à formação. Os cursos de Português para
Falantes de Outras Línguas (PFOL), criados pela Portaria n.º 1262/2009, de 15 de outubro, mostravam-se desajustados, impedindo uma resposta eficaz às necessidades individuais dos destinatários. O caráter desenquadrado daqueles cursos levou a que a tutela apresentasse alterações ao quadro normativo, criando os cursos de Português Língua de Acolhimento através da publicação da Portaria n.º 183/2020, de 5 de
agosto. Esta comunicação descreve um estudo de caso que incidiu num curso PFOL (150 horas) de uma escola transmontana, durante o período de transição (novembro de 2020 a maio de 2021) entre os quadros normativos referidos, para a obtenção da certificação de nível A2 do Quadro Comum Europeu de Referência. Os sujeitos envolvidos neste estudo constituíram uma turma heterogénea não só quanto aos países de origem (Eritreia, Paquistão, Croácia, Moldávia), como também pelas diferenças culturais, religiosas, linguísticas e pelos seus diferentes níveis de competências digitais. Neste âmbito, poderá o design thinking aliado às tecnologias digitais contribuir para a aprendizagem da língua? Para responder a esta questão desenvolveu-se uma investigação empírica que recorreu a várias técnicas de pesquisa de dados: pesquisa documental e observação, incluindo as atividades de codiagnóstico. Destaca-se que a análise do diário do investigador apontou para propostas de atividades de ensino do português L2 e de didática da língua, baseadas na utilização de técnicas de Design Thinking. O Design Thinking apresenta-se simultaneamente como um método e uma ferramenta capaz de contribuir para a resolução de problemas, numa prática participativa e colaborativa, aplicados ao contexto e conteúdos educativos, com o recurso a tecnologias digitais.