Dinamização de uma plataforma E-learning numa escola secundária de São Tomé e Príncipe: estudo de caso no ensino das ciências Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O principal objetivo desta investigação era aferir o contributo de uma plataforma de aprendizagem no ensino secundário de São Tomé e Príncipe, mais concretamente no ensino das ciências. A integração das TIC na Educação não tem sido uma prioridade face aos constrangimentos sociais, tecnológicos, económicos, legais e políticos do país. Atualmente, as melhorias graduais na infraestrutura de comunicações, as novas reformas educativas e a perceção da importância de uma sociedade baseada na informação e nas redes digitais justifica que sejam dados passos decisivos em prol da implementação da aprendizagem eletrónica. Uma plataforma de e-learning, poderá não ser um objetivo prioritário das escolas de São Tomé e Príncipe isoladamente, mas estamos convictos de que poderá ser um objetivo comum a todas elas. Nesta perspetiva, a política governamental para as TIC na Educação poderia passar pela disponibilização de uma plataforma de aprendizagem para o ensino secundário. Sem pretender generalizar, esta é, em primeira instância, uma das conclusões deste estudo de caso. Em última instância, podemos concluir que a integração de uma plataforma de elearning open source no processo de ensino aprendizagem das ciências contribuiria significativamente para cativar e motivar os alunos. Contudo, para além das necessidades de formação em TIC para alguns dos participantes, as atividades e outros objetos de aprendizagem (essencialmente documentos em formato pdf, doc ou ppt) disponibilizados pelos professores assumem-se como “calcanhar de Aquiles” e, por conseguinte, requerem preocupações acrescidas em prol do sucesso do ensino das ciências suportado por uma plataforma de e-learning.

data de publicação

  • janeiro 1, 2015