Dinamização de uma plataforma E-learning numa escola secundária de São Tomé e Príncipe: estudo de caso no ensino das ciências
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resumo
O principal objetivo desta investigação era aferir o contributo de uma plataforma de aprendizagem no
ensino secundário de São Tomé e Príncipe, mais concretamente no ensino das ciências.
A integração das TIC na Educação não tem sido uma prioridade face aos constrangimentos sociais,
tecnológicos, económicos, legais e políticos do país. Atualmente, as melhorias graduais na infraestrutura
de comunicações, as novas reformas educativas e a perceção da importância de uma sociedade
baseada na informação e nas redes digitais justifica que sejam dados passos decisivos em prol da
implementação da aprendizagem eletrónica.
Uma plataforma de e-learning, poderá não ser um objetivo prioritário das escolas de São Tomé e Príncipe isoladamente, mas estamos convictos de que poderá ser um objetivo comum a todas elas. Nesta perspetiva, a política governamental para as TIC na Educação poderia passar pela disponibilização de uma plataforma de aprendizagem para o ensino secundário.
Sem pretender generalizar, esta é, em primeira instância, uma das conclusões deste estudo de caso. Em
última instância, podemos concluir que a integração de uma plataforma de elearning open source no
processo de ensino aprendizagem das ciências contribuiria significativamente para cativar e motivar os
alunos. Contudo, para além das necessidades de formação em TIC para alguns dos participantes, as
atividades e outros objetos de aprendizagem (essencialmente documentos em formato pdf, doc ou ppt)
disponibilizados pelos professores assumem-se como “calcanhar de Aquiles” e, por conseguinte,
requerem preocupações acrescidas em prol do sucesso do ensino das ciências suportado por uma
plataforma de e-learning.