Monitorização-com-base-no-currículo: tomada de decisão sobre o progresso na aprendizagem da leitura Chapter uri icon

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  • Nos últimos 10 anos, no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, no âmbito de três projetos de Investigação & Desenvolvimento, dois deles financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de 14 dissertações de mestrado, 10 delas realizadas no contexto desses projetos e de dois projetos de doutoramento, tem vindo a ser investigado um sistema tecnicamente adequado que despiste e monitorize o progresso académico das crianças, promovendo uma identificação precoce daquelas em risco de insucesso na leitura e o consequente apoio de qualidade. Esta investigação, que tem sido realizada em escolas públicas Portuguesas com crianças do 1.o ao 4.o ano de escolaridade dos Distritos de Braga, Bragança, Lisboa, Porto e Viana do Castelo e em escolas públicas Brasileiras com crianças do quinto ano do Ensino Fundamental Básico do Município de Santa Catarina, parte do pressuposto de que, tal como sugerido por vários autores (BRADLEY; DANIELSON; HALLAHAN, 2002; GRESHAM, 2002; LANE; FRANKENBERGER, 2004), as escolas devem incrementar um apoio pró-ativo baseado na implementação de um sistema integrado de deteção precoce e progressivos níveis de intensidade na intervenção. Neste contexto, o modelo designado de resposta-à-intervenção (MRI) tem sido operacionalizado por vários investigadores internacionais, para funcionar como forma de se identificarem crianças com dificuldades de aprendizagem específicas e/ou em risco e, paralelamente, se providenciar apoio precocemente, procurando diminuir o número de crianças que são apoiadas pelos serviços de educação especial (FUCHS, L. S., 2003). A monitorização- com-base-no-currículo desempenha um papel central nos modelos como o MRI (FUCHS, L.S., 2017) e pode ser utilizada para fornecer informações acerca da eficácia do ensino ministrado na sala de aula inclusiva. De seguida descreve-se esta parceria entre o MRI e a monitorização-com-base-no-currículo.

publication date

  • 2021