Na atualidade, a formação de professores e educadores perspetiva uma visão de profissional autónomo na sua prática e também na produção de conhecimento relativo à sua área de intervenção. Esta autonomia não exclui a natureza colaborativa subjacente à prática educativa e à formação docente. Estas questões ganham relevância na iniciação à prática profissional, em que os futuros professores articulam a sua aprendizagem profissional com a aprendizagem relacionada com a investigação em educação. Este capítulo propõe uma reflexão sobre a importância de focar a atenção nos desafios éticos e deontológicos decorrentes da investigação em contextos de formação. A produção de conhecimento académico sobre a realidade educativa num contexto em que, simultaneamente, decorre a iniciação à prática profissional docente exige um olhar cuidado sobre a interceção destes dois planos que, do ponto de vista da ética, são geralmente analisados separadamente. A génese deste trabalho resulta da necessidade de articular as exigências éticas decorrentes da formação de professores com
as decorrentes da investigação com crianças e jovens. Desta interceção surgem questões e dilemas que têm de ser resolvidos na ação. É sobre algumas destas situações que procuramos construir esta reflexão aberta e dinâmica, com o propósito de alertar para aspetos que nos parecem fundamentais como os referentes ao conhecimento produzido através da investigação em educação; a exigência de um saber ético transversal a toda a atividade educativa e investigativa; e a responsabilidade partilhada e o compromisso coletivo dos intervenientes, que qualquer intervenção em contexto educativo demanda.
No caso da primeira autora, este trabalho é financiado por
Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a
Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05739/2020.
No caso do segundo autor, este trabalho é financiado por
Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a
Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05757/2020.
Nowadays, the teacher training courses foresees
a vision of an autonomous professional in their practice and
in the production of knowledge related to their intervention
area. This autonomy does not exclude the collaborative nature
underlying educational practice and teacher training. These
issues gain relevance in the initiation to professional practice, in
which future teachers articulate their professional learning with
learning related to education research. This chapter proposes
a reflection on the importance of focusing attention on ethical and deontological challenges arising from research in training
contexts. The production of academic knowledge about the
educational reality in a context in which, simultaneously, the
initiation to professional teaching practice takes place requires a
careful look at the intersection of these two planes which from
an ethical point of view, are generally analysed separately. The
genesis of this work results from the need to articulate the ethical
requirements arising from teacher training with those arising from
research with children and young people. From this intersection
arise questions and dilemmas that must be resolved in action. It is
about some of these situations that we seek to build this open and
dynamic reflection, to alert to aspects that seem fundamental
to us, such as those relating to the knowledge produced through
education research; the requirement of a transversal ethical
knowledge to all educational and research activity; and shared
responsibility and collective commitment of those involved, which
any intervention in an educational context demands.