Questões éticas e deontológicas da investigação em contextos de formação Chapter uri icon

abstract

  • Na atualidade, a formação de professores e educadores perspetiva uma visão de profissional autónomo na sua prática e também na produção de conhecimento relativo à sua área de intervenção. Esta autonomia não exclui a natureza colaborativa subjacente à prática educativa e à formação docente. Estas questões ganham relevância na iniciação à prática profissional, em que os futuros professores articulam a sua aprendizagem profissional com a aprendizagem relacionada com a investigação em educação. Este capítulo propõe uma reflexão sobre a importância de focar a atenção nos desafios éticos e deontológicos decorrentes da investigação em contextos de formação. A produção de conhecimento académico sobre a realidade educativa num contexto em que, simultaneamente, decorre a iniciação à prática profissional docente exige um olhar cuidado sobre a interceção destes dois planos que, do ponto de vista da ética, são geralmente analisados separadamente. A génese deste trabalho resulta da necessidade de articular as exigências éticas decorrentes da formação de professores com as decorrentes da investigação com crianças e jovens. Desta interceção surgem questões e dilemas que têm de ser resolvidos na ação. É sobre algumas destas situações que procuramos construir esta reflexão aberta e dinâmica, com o propósito de alertar para aspetos que nos parecem fundamentais como os referentes ao conhecimento produzido através da investigação em educação; a exigência de um saber ético transversal a toda a atividade educativa e investigativa; e a responsabilidade partilhada e o compromisso coletivo dos intervenientes, que qualquer intervenção em contexto educativo demanda.
  • No caso da primeira autora, este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05739/2020. No caso do segundo autor, este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05757/2020.
  • Nowadays, the teacher training courses foresees a vision of an autonomous professional in their practice and in the production of knowledge related to their intervention area. This autonomy does not exclude the collaborative nature underlying educational practice and teacher training. These issues gain relevance in the initiation to professional practice, in which future teachers articulate their professional learning with learning related to education research. This chapter proposes a reflection on the importance of focusing attention on ethical and deontological challenges arising from research in training contexts. The production of academic knowledge about the educational reality in a context in which, simultaneously, the initiation to professional teaching practice takes place requires a careful look at the intersection of these two planes which from an ethical point of view, are generally analysed separately. The genesis of this work results from the need to articulate the ethical requirements arising from teacher training with those arising from research with children and young people. From this intersection arise questions and dilemmas that must be resolved in action. It is about some of these situations that we seek to build this open and dynamic reflection, to alert to aspects that seem fundamental to us, such as those relating to the knowledge produced through education research; the requirement of a transversal ethical knowledge to all educational and research activity; and shared responsibility and collective commitment of those involved, which any intervention in an educational context demands.

publication date

  • 2022