As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico, modelo de ensino Livro uri icon

resumo

  • O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa referir, que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuromotora. Esta envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente e, por isso, também de competência motora crescente. Neste contexto, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.

autores

  • Barbosa TM
  • Conceição, Ana
  • Garrido ND
  • Marinho, D.A.
  • Costa AM
  • Hugo Louro
  • Reis VM
  • Ferraz, Paula Cristina

data de publicação

  • 2011