Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor dos enchidos DOP/IGP/ETG da Região de Trás-os-Montes e descrever os seus hábitos de compra e consumo. Os dados foram recolhidos através de um questionário que foi aplicado, directamente, à população do Concelho de Bragança, durante os meses de Junho e Julho de 2011. Neste estudo participam 376 indivíduos (43,4% do género masculino e 56,6% do género feminino) com uma média de 38,9 anos de idade (DP±16). Do total de respondentes, 53,5% são profissionalmente activo, 55,8% possuem até 12 anos de escolaridade e 51,6% residem na cidade de Bragança. A maioria dos inquiridos (58,8%) é consumidora de enchidos. Destes, mais de 80% afirma consumir enchidos da Região de Trás-os-Montes mas apenas 32% consome produtos DOP/IGP/ETG. Os produtos mais consumidos são as Alheiras de Mirandela (50%) e de Vinhais (45%), a Chouriça de Carne e o Salpicão de Vinhais (ambos com 41,3%).
This study aims to profile the consumer of the PDO / PGI / TSG sausages in the Tras-os-Montes region and describe their buying and consumption habits. Data were collected through a questionnaire that was applied directly to the population of the Bragança region, during June and July 2011. This study involved 376 individuals (43.4% males and 56.6% females) with an average of 38.9 years (SD ± 16). Of the total respondents, 53.5% are professionally active, 55.8% are under 12 years of schooling and 51.6% live in Bragança city. Most respondents (58.8%) are consumers of sausages. Of these, over 80% say they eat sausages from the Trás-os-Montes region but only 32% consumes PDO/PGI/TSG sausages. From these, Alheira de Mirandela (50%), Alheira de Vinhais (45%), Chouriça de Carne de Vinhais (41.3%) and Salpicão de Vinhais (41.3%) were the PDO/PGI/TSG sausages most consumed.