Projeto INTEGRA: pedagogia e educação na exploração de novos desafios Conference Paper uri icon

abstract

  • O projeto que aqui se apresenta insere-se no âmbito do projeto "INTEGRA" a decorrer entre outubro de 2016 e dezembro de 2018, numa parceria entre o Centro de Ciência Viva e o Instituto Politécnico de Bragança. O objetivo central deste projeto consiste no envolvimento de uma comunidade de estudantes provenientes dos PALOPs e residentes em Bragança através do cruzamento de três ilhas fundamentais do conhecimento: ciência e tecnologia, multiculturalidade e diversidade cultural, pedagogia e educação na exploração de novos desafios. Assim, partilha-se, no contexto desta comunicação, o trabalho desenvolvido no âmbito da ilha Pedagogia e educação na exploração de novos desafios". Os principais objetivos desta ilha do conhecimento são: estimular o diálogo em torno dos aspetos socioculturais dos países de origem dos participantes e do país de acolhimento dos participantes (Portugal); estimular a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos participantes. Para concretizar estes objetivos realizaram-se sete sessões de caráter prático, com a duração de duas horas cada, tendo participado de forma assídua uma média de 15 alunos de diversos cursos do IPB, com uma média de idades de 27 anos e provenientes de Angola, Cabo-Verde, Moçambique ou São Tomé e Príncipe. Para agilizar o contacto e participação dos formandos nesta ilha, foi criada uma página e um grupo no facebook, bem como uma área de trabalho na drive Google, onde os formandos tinham acesso a documentação diversa. Pretendeu-se que os formandos adquirissem as competências essenciais para o planeamento de um modelo de negócio através do Business Model Canvas e que, posteriormente, o desenvolvessem por um dia nas "Bancas na Praça do Município de Bragança" para avaliarem a sua ideia de micronegócio. Em termos metodológicos, este trabalho recorre à metodologia de projeto, utilizando técnicas quantitativas e qualitativas de recolha e análise de dados inerentes ao estudo de caso.

publication date

  • January 1, 2017