Tipos de bullying mais frequentes no contexto desportivo: uma revisão sistemática da literatura Conference Paper uri icon

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  • Este trabalho foi apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05777/2020
  • Este trabalho foi apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05777/2020
  • O Bullying é uma ação comportamental agressiva e repetida no tempo exercida entre indivíduos com impossibilidade de defesa por parte de um ou mais dos elementos envolvidos na qualidade de vítimas, que tem vindo a ser motivo de grande reflexão no âmbito escolar por parte da comunidade académica. No domínio desportivo também se verificam crescentes preocupações com este fenómeno por parte de pais, treinadores e ademais agentes desportivos. No presente trabalho faz-se um levantamento dos estudos científicos que têm vindo a ser realizados no âmbito do bullying tendo em vista a identificação do tipo de bullying mais prevalente nos desportos coletivos e individuais. Assim, recorreu-se à pesquisa de artigos nas bases de dados B-On, SCOPUS e EBSCO, a partir da qual se obtiveram 76 artigos. Após aplicados os critérios de inclusão e de exclusão, foram analisados 9 artigos, sendo 5 correspondentes a estudos qualitativos e 4 a estudos quantitativos. Foi possível concluir que a investigação recente no âmbito desta temática no desporto é escassa. No entanto, parece haver maior prevalência de bullying físico, verbal e de exclusão social. Os autores salientam ainda a necessidade de se investir na formação dos treinadores e professores para clarificar o conceito de bullying de forma a poder aumentar a probabilidade de uma correta e atempada identificação, e posterior intervenção com vista à irradicação deste fenómeno nefasto para o desenvolvimento dos adolescentes e jovens.
  • O bullying tem suscitado crescente preocupação no desporto, por parte de pais, treinadores e ademais agentes desportivos. Face aos efeitos negativos que o bullying exerce sobre a formação das crianças e jovens, à existência de evidências de que também há ocorrências deste fenómeno no contexto desportivo, e tendo em vista uma melhor compreensão do fenómeno no contexto desportivo, estamos a desenvolver uma revisão da literatura com a finalidade de perceber: a) que tipos de bullying ocorrem com maior frequência no contexto desportivo; b) se existem relatos de bullying com motivações racistas, no contexto desportivo, c) se existe bullying homofóbico; d) a relação entre os tipos de bullying e as diferentes modalidades desportivas. Recorreu-se à pesquisa de artigos nas bases de dados B-On, SCOPUS e EBSCO, a partir da qual se obtiveram 76 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram analisados 8 artigos. A partir da sua análise foi possível concluir que há comportamentos de bullying (agressões físicas, humilhações, exclusão social) por parte de atletas veteranas e/ou mais velhas para com atletas mais jovens e/ou menos competentes, e por parte de treinadores, sendo que nesta situação pode estar em causa um problema de perceção sobre o que configura uma situação de bullying. O bullying é menos prevalente no desporto do que na escola. É nos desportos individuais e de combate que se observa maior prevalência. A intimidação é predominante nos jogos de equipa. Não foram encontrados estudos que permitam dizer que há ocorrência de bullying por motivações racistas ou homofóbicas. Não foi possível comparar os tipos de bullying com as modalidades desportivas.

publication date

  • January 1, 2022