Análise comparativa de duas plataformas de elearning: moodle e claroline
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resumo
Uma plataforma de elearning deve permitir a interação do aluno com os conteúdos e atividades de aprendizagem, bem como a interação síncrona e assíncrona deste aluno com o seu professor e colegas. Assim, apresenta-se uma análise comparativa a duas dessas plataformas ou sistemas: Moodle e Claroline. Constatámos que a mais utilizada é a Moodle, embora a Claroline, pela facilidade de instalação e simplicidade de utilização, encontre muitas simpatias no mercado. Com vista a comparar estas duas plataformas procedeu-se de forma exaustiva à revisão da literatura, à instalação e configuração de ambas plataformas localmente e, fruto da utilização por três tipos de utilizador (aluno, professor e administrador), à classificação das suas funcionalidades e características, usando uma escala de Likert de 1 a 7, na perspetiva de cada um dos tipos de utilizador. Dessa análise constatámos essencialmente que as formas de acesso, organização, partilha e discussão da informação são muito similares. Não obstante, a Claroline parece ter uma interface mais amigável. Contudo, a Moodle é mais completa, configurável, personalizável e ampliável pelo que parece levar vantagem, nomeadamente no que diz respeito ao facto de: (i) a interface poder ser ajustada às necessidades da tipologia da formação de modo mais fácil; (ii) o tipo de módulos de atividades, que a permitem estender, parecer ser mais diversificado; e (iii) a documentação e a comunidade que acompanha esta plataforma ser muito superior. Em suma, o Moodle continua a ser a plataforma mais usada na maioria das universidades e centros de formação.