Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Esta comunicação tem por nalidade apresentar resultados de um estudo que, tendo como pano de fundo a loso a da inclusão e a educação inclusiva, procurou conhecer as atitudes dos futuros educadores/professores, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Recorrendo-se a uma metodologia quantitativa, administrou-se, durante o mês de junho de 2016, o questionário “Atitudes de futuros professores relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”, a futuros educadores de infância e professores do ensino básico. Assim, par- ticiparam 112 alunos da licenciatura em Educação Básica e de três mestrados de pro ssionalização para a docência, de uma instituição pública de ensino superior portuguesa. Destes, 92 são raparigas, 20 são rapazes e têm uma média de idades de 22,13 anos. Como principais resultados destacam-se: a) a atitude positiva da maioria dos participantes relativamente à inclusão dos alunos com NEE em turmas regulares; b) um maior acordo relativamente aos benefícios da inclusão para os membros da comunidade, e para as famílias dos alunos com NEE, do que para os professores ou para os alunos; c) a atitude positiva da quase totalidade dos participantes relativamente ao direito de as pessoas com necessidades especiais serem incluídas na sociedade. Adicionalmente, tendo por base uma perspetiva globalizante serão discutidas as implicações desses resultados para a formação de professores, bem como para a qualidade da educação dos alunos com NEE.
  • Este estudo tem por finalidade analisar as percepções de futuros educadores/professores, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Recorrendo-se a uma metodologia quantitativa administrou-se, durante o mês de junho de 2016, o questionário “Perceções de futuros professores relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”, a futuros educadores de infância e professores do ensino básico. Assim, participaram 112 alunos da licenciatura em Educação Básica e de três mestrados de profissionalização para a docência, de uma instituição pública de ensino superior portuguesa. Destes, 92 são raparigas, 20 são rapazes e têm uma média de idades de 22,13 anos. Como principais resultados destacam-se: a) a perceção favorável da maioria dos participantes relativamente à inclusão dos alunos com NEE em turmas regulares; b) um maior acordo relativamente aos benefícios da inclusão para as famílias dos alunos com NEE, do que para os alunos com e sem NEE; c) a perceção favorável da quase totalidade dos participantes relativamente ao direito de as pessoas com necessidades especiais serem incluídas na sociedade e aos benefícios da inclusão na comunidade. Estes resultados têm implicações para a formação de professores, bem como para a qualidade da educação dos alunos com NEE uma vez que os professores e educadores do ensino regular desempenham um papel importante na implementação da educação inclusiva.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017